Rio Grande do Sul

Número de castrações de cães e gatos aumenta 26% em Esteio

O número de castrações oferecidas pelo convênio da Prefeitura Municipal de Esteio com o Centro de Esterilização Animal da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), entidade de Cachoeirinha, cresceu em 26% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com os cinco últimos meses de 2018. Da primeira semana de janeiro até a última de maio, foram realizadas 271 esterilizações, ante as 215 feitas entre agosto e dezembro do ano passado.

Na manhã desta segunda-feira (17), o setor de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) dirigiu-se com sua van até os bairros Olímpica, Primavera, São José e Tamandaré para buscar 18 animais, sendo 15 cachorros e três gatos, para encaminhar ao serviço de castração. Entre os bichinhos beneficiados com o serviço, estava Linda, uma cadelinha de cor caramelo e sem raça definida que, há alguns meses, havia dado luz a filhotinhos. Sua dona, Elizandra Santos, 37 anos, comentou que somente com a iniciativa da Prefeitura Municipal foi possível fazer o procedimento em seus bichinhos. “Tenho seis cachorros, todos tirados da rua quando estavam em situações precárias e invisíveis para a sociedade. Esta é a terceira vez que o Meio Ambiente vem até a minha casa para levar meus animais a esterilização. Se não fosse isto, eu não teria condições de arcar os custos para todos”, falou.

“Incentivo todos os meus vizinhos e conhecidos, que não têm condições econômicas, a procurar castrarem seus bichinhos. É complicado garantir lares adotivos para todos os filhotes, pois muitas vezes acabamos tendo que ficar com eles mesmo sem ter uma estrutura correta para abrigá-los”, concluiu a vendedora autônoma.

Saiba como solicitar a castração para o seu animalzinho 
Para poder solicitar o serviço de castração de cães e gatos oferecido pela Prefeitura, é preciso atender aos seguintes critérios: ter baixa renda (restrito apenas às pessoas que estejam cadastradas em algum Programa Social do Governo), tratar-se de animal comunitário ou ser portador do Termo de Adoção do Canil Municipal ou das ONGs Gata ou Gepar.

A solicitação para castração do animal deve ser feita de segunda a sexta-feira através da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800 541 0400 ou pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – das 12h30min às 18h), e também pelo aplicativo de celular Fiscale.VC (disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas de aplicativo Google Play e App Store). O solicitante deve ser maior de idade e residir em Esteio.

Na sequência, as demandas são filtradas e averiguadas pelo setor de Bem-Estar Animal da SMMA. O funcionário do setor realiza o primeiro contato com o solicitante e verifica se ele se ajusta aos critérios exigidos para acessar o serviço gratuitamente.

Confirmado que o interessado atende aos critérios, o animal é incluso na agenda de castração. Os procedimentos são agendados por ordem de solicitação e por zoneamento. A divisão por bairros é uma forma de reduzir o estresse dos animais por ficarem muito tempo engaiolados na van e, também, para economia de combustível.

Um dia antes da busca do animal na residência, o Bem-Estar Animal entra em contato com o solicitante informando o horário e fazendo orientações quanto a jejum de sólidos e quais líquidos livres que o bicho pode ingerir, entre outras informações.

No dia da castração, o animal é pego no período da manhã, colocado em uma caixa de transporte e identificado com microchip. O dono deve preencher um termo de castração e terá o retorno do seu companheiro no dia seguinte.

Botão Voltar ao topo