Porto Alegre

Piano e violino em recital na Pinacoteca

A Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, promove amanhã (18), às 18h30, mais uma edição do projeto Clássicos na Pinacoteca. A apresentação será do violinista Ricardo Chacon e do pianista Ricardo Bahamondez. Serão interpretadas composições de Beethoven, Viotti, Brahms e Kreisler. O ingresso é uma contribuição espontânea. A lotação da sala é para  50 lugares.

Um é chileno e o outro, venezuelano, mas trazem em comum o prenome e o amor incondicional pela música. O violinista Ricardo Chacon e o pianista Ricardo Bahamondez se conheceram na Casa da Música, escola que possui entre os professores muitos latino-americanos que vêm a Porto Alegre para realizar pós-graduações.

O violinista venezuelano Ricardo Chacon é doutorando em performance instrumental na Ufrgs, recebendo aulas com o maestro Fredi Gerling. Iniciou seus estudos musicais na Fundação Musical “Simón Bolívar” (El Sistema). Em 2000, conquistou através da competição o posto de violinista da Orquestra Sinfônica “Simón Bolívar” de Táchira. Participou de master classes com os maestros Simón Gollo, José Francisco del Castillo, Domingo Garcia e Luis Miguel Gonzales. Também atuou com orquestras e grupos de câmara na Venezuela, Colômbia, Panamá, Moçambique e Aruba.

Ricardo Bahamondez cursa mestrado na Ufrgs, sob orientação do pianista Ney Fialkow. Formou-se na Universidade Austral do Chile. Estudou em Santiago com a pianista Alexandra Aubert, em Viña del Mar, com o cravista e pianista Aníbal Correa e em Coyhaique com Felipe Nahuelpan e Aldo Gomez. Participou de master classes no Chile, Argentina, Brasil, Alemanha e Áustria, nos quais se aperfeiçoou com grandes intérpretes e professores. Atuou como solista em grupos de câmara no Chile, Argentina, Áustria e Brasil.

Clássicos na Pinacoteca
Ricardo Chacon (violino) e Ricardo Bahamondez (piano)
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre)
Terça-feira, 18, às 18h30
acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289 8292
ingresso: contribuição espontânea (lotação: 50 lugares)

Botão Voltar ao topo