NotíciasRio Grande do Sul

Caxias Mais Feliz terá edição especial para celebrar aniversário de 129 anos do município

Atividades ocorrem nesta quarta-feira (19/06) no Largo do Centro Administrativo a partir das 14h

A prefeitura celebrará o aniversário de 129 anos de emancipação de Caxias do Sul, comemorado em 20 de junho, com diversas atividades no Largo do Centro Administrativo para a comunidade. Nesta quarta-feira (19/06), haverá uma edição especial do programa Caxias Mais Feliz, com início às 14h e término às 15h30. A ação é capitaneada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) e conta com o apoio de outras secretarias e autarquias municipais, além de entidades parceiras da prefeitura.

A comunidade poderá usufruir do Ônibus Brincalhão, cama elástica, pernas de pau, jogos de tabuleiro, xadrez gigante, contação de histórias e aulão de ginástica para adultos. Haverá também distribuição de fichas de castração para animais de famílias de baixa renda; oficina de separação de resíduos; esclarecimento de dúvidas sobre leis de trânsito, pinturas educativas para crianças e campanhas educativas. A prefeitura também distribuirá pipoca, algodão-doce e suco de uva.

Servidores também darão orientações sobre o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de ensinamentos sobre práticas de compostagem e utilização do composto, e oficina de separação de resíduos, com exemplos de objetos orgânicos e seletivos. Já os apoiadores do programa farão aferição da pressão arterial; avaliação odontológica e teste de visão, entre outras atividades recreativas.

“Queremos comemorar o aniversário da cidade de uma maneira diferente, mais próxima da comunidade e também dos servidores municipais. Serão diversas atividades gratuitas, como jogos e brincadeiras, além de serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de visão. O município está de aniversário e nada mais justo do que a própria comunidade receber esse presente”, enfatiza Caroline Bertelli, gerente de Relações Públicas da prefeitura. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar atividades de lazer, esporte, saúde, cultura e integração.
Por fim, a partir das 16h, autoridades e servidores municipais serão recepcionados em uma solenidade no saguão no 2º andar do Centro Administrativo para marcar a passagem dos 129 anos de emancipação de Caxias do Sul.

Programação Caxias Mais Feliz

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel): Ônibus Brincalhão, cama elástica, pernas de pau, jogos de tabuleiro, xadrez gigante, aulão de ginástica para adultos. Além disso, será feita uma oficina de lutas (Judô e Capoeira). Terá um espaço especializado com tatames para a prática de judô e outro com os instrumentos corretos para roda de capoeira. Será disponibilizado brinquedos infláveis para as crianças presentes.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): distribuição de fichas de castração para animais de famílias de baixa renda; oficina de separação de resíduos; e “Plantar e Colher”, um projeto ambiental de criação e orientação de hortas urbanas.

Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): sinalização do local, desvio de trânsito e segurança dos presentes no evento. Esclarecimento de dúvidas sobre as leis de trânsito, pinturas educativas para crianças e campanhas.

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS): divulgação, através de folder, dos projetos, programas e serviços relacionadas às pessoas com deficiência, mulheres, negros e jovens, além das iniciativas de pacificação social e práticas restaurativas.

Guarda Municipal (GM): disponibilizará cartilhas educativas para as crianças colorirem, com dicas de segurança, e distribuirá material informativo para a comunidade, além de realizar a abertura do evento com a Banda da GM, Vanguarda.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS): orientações sobre o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, aquário com larvas para mostrar o ciclo do mosquito e brincadeiras de “Pesca-de-larvas”, mostra de mosquitos adultos em tamanho real e confecção de máscaras do mosquito. Além disso, terá uma novidade para essa edição: um teatro sobre os sintomas, tratamento e prevenção da dengue.

Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (Smapa): jogo da inspeção; atividade “Coloração da Água” e projeto Raio-X das Guloseimas, em que é mostrada a quantidade de açúcar e óleo contida nos alimentos.

Secretaria Municipal da Cultura (SMC): o Departamento do Livro e da Leitura fará sessões de contação de histórias. Um acréscimo para essa edição especial do evento será o teatro “Vivandeiros da Alegria”.

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): distribuição de água, materiais educativos, oficina de brinquedos com copos reciclados e pintura de desenhos.

Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca): oficina de separação de resíduos, com exemplos de objetos orgânicos e seletivos levados por um educador ambiental.

Procon: ações para adquirir os “economis”, moeda fictícia que será utilizada para acessar as atividades, com o objetivo de incentivar o aprendizado das crianças sobre controle financeiro.

Apoiadores: aferição de pressão arterial; avaliação odontológica; teste de visão; atividades recreativas em inglês e a Expresso Caxiense disponibilizará transporte gratuito dos estudantes de escolas próximas ao local do evento.

Botão Voltar ao topo