NotíciasRio Grande do Sul

SMC e Arquivo Histórico Municipal lançam livro em Caxias do Sul

Obra literária tem como título “Complexo Jardelino Ramos: uma história de luta e esperança”. Cerimônia acontece neste sábado (22/06)

Depoimentos e documentos de acervo do Arquivo Histórico Municipal são a base para o 2º volume do “Projeto Recortes da Cidade”, denominado “Complexo Jardelino Ramos – uma história de luta e esperança”. Com texto da servidora Sônia Storchi Fries, o livro apresenta parte do processo histórico de formação e identidade sociocultural de uma comunidade. O lançamento oficial acontece neste sábado (22/06), no auditório do Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos, às 14h.

Trata-se de um trabalho construído a várias mãos, que toma forma por meio do depoimento de moradores envolvidos na formação e organização da comunidade, como também de fotografias e de documentos. Assim, é contada a história dos bairros Jardelino Ramos e São Vicente e da Zona da Antena. Considerando a localização geográfica e as semelhanças existentes no processo de ocupação e formação dessas comunidades, o livro contempla a história desses três núcleos urbanos periféricos e mostra as relações entre eles.

“Escrever a história de um bairro é possibilitar aos moradores a preservação de suas memórias, a expressão de seus saberes e o reconhecimento de sua cultura, contribuindo na construção da identidade coletiva e individual. O trabalho envolveu uma pesquisa ampla, que serve de subsídio para outras pesquisas, além de ampliar as fontes documentais disponíveis para a comunidade. Desta maneira, o Arquivo Histórico Municipal contribui com a cidadania e a historiografia”, explicou o gerente do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Mário A. Tomazoni.

Sobre o projeto
O “Projeto Recortes da Cidade” tem por objetivo resgatar e registrar a história dos bairros de Caxias do Sul, revelando a formação, as características e as manifestações culturais das comunidades, valorizando as fontes de pesquisa existentes e criando novas, inclusive, por meio da história oral. O 1º volume, denominado “A Trajetória do Serrano”, foi publicado em 2003 pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Botão Voltar ao topo