NotíciasRio Grande do Sul

Edição especial do Caxias Mais Feliz marca aniversário de 129 anos do Município

Em solenidade, prefeito entregou veículos e equipamentos à Guarda Municipal e apresentou amostra dos modelos dos uniformes escolares

Mais de 300 pessoas passaram pelo Largo do Centro Administrativo na tarde desta quarta-feira (19/06) para festejar os 129 anos de emancipação de Caxias do Sul, oficialmente comemorados em 20 de junho. A comunidade foi convidada a celebrar a data com uma edição especial do programa Caxias Mais Feliz, ação capitaneada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) com o apoio de outras secretarias e autarquias municipais, além de entidades parceiras da prefeitura.

A programação contou com Ônibus Brincalhão, cama elástica e contação de histórias, entre outras atividades. Foi oferecido serviço gratuito de aferição da pressão arterial, teste de visão e exame odontológico, além de oficinas e campanhas educativas. A prefeitura distribuiu, ainda, pipoca, algodão-doce e suco de uva à população.

Os gêmeos Gustavo e Vinícius Cislaghi, oito anos, aproveitaram a tarde com as diversas atividades oferecidas durante o Caxias Mais Feliz. Enquanto pintavam um desenho, os estudantes da escola Emílio Meyer faziam planos sobre as próximas ações que estavam interessados em participar. “Fui na cama elástica e agora quero ir naquele ônibus que tem um monte de brincadeiras”, disse Gustavo. “Achei da hora estar aqui”, resumiu Vinícius.

Para a estudante Maria Clara da Fonseca, sete anos, o mais legal da tarde era aproveitar as atividades com os colegas. “Eu adoro os passeios e estou me divertindo bastante”, contou. Segundo a professora Janaína Menegat, do 3º ano, além dos pequenos se divertirem, as ações de orientação também contribuem com o aprendizado das crianças. “Muitos gostam do dentista, das orientações do Samae, da Saúde. Então é um momento de aprender se divertindo”, salientou.

A partir das 16h, secretários, servidores municipais e convidados foram recepcionados no saguão no 2º andar do Centro Administrativo. A solenidade contou com a presença das princesas da Festa da Uva 2019: Viviane Gaelzer e Milena Caregnato e com a bênção ecumênica do bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni.

Na ocasião, o prefeito Daniel Guerra retomou obras anunciadas no último aniversário do Município. “A melhor forma de celebrar o aniversário da nossa cidade é apresentando resultados concretos para Caxias do Sul. Na tarde de hoje, além de juntos celebrarmos esta data histórica, é também momento de prestarmos contas a todos os cidadãos”, destacou.

O chefe do Executivo fez a entrega de viaturas e equipamentos para a Guarda Municipal (GM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). Foram sete veículos, 75 coletes balísticos, 70 pistolas semiautomáticas, quatro espingardas, 30 capacetes antitumulto, seis capacetes e escudos balísticos.

O prefeito também apresentou uma amostra dos modelos dos uniformes escolares para os estudantes da rede municipal de ensino. O conjunto masculino e feminino inclui camisetas de manga longa e curta, bermudas, calças colegiais e térmicas, casaco, jaqueta, tênis, meias e mochilas. As cores das peças correspondem às cores das bandeiras do Brasil e do Município.

O projeto de lei que pretende fornecer gratuitamente uniformes e kits escolares foi protocolado em abril deste ano na Câmara de Vereadores. A distribuição do material contemplará cerca de 33 mil estudantes da rede municipal, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Botão Voltar ao topo