Rio Grande do Sul

Alvará Turístico já foi concedido a 160 estabelecimentos em Bento Gonçalves

Toda pessoa que pretende abrir um negócio e até mesmo os empresários atuais tem a opção de atender turistas. Aquele que atende o turista será também cadastrado no Alvará Turístico. A iniciativa pioneira foi implantada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, por meio de uma demanda do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), há seis meses e cerca de 160 empreendimentos já aderiram.

A Malhas G’Dom é uma das empresas que possui o documento. Para a assessora de Turismo Carine Salin, “este diferencial nos dá o aval para termos o nosso serviço/produto na Rota Turística de Bento Gonçalves. Para o setor acredito que seja a certificação e a validação do empreendimento como participante do turismo”, pontuou Carine.

O Alvará possibilita mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e a medição do crescimento, para poder definir estratégias de fomento ao ramo, não gerando custo adicional ao empreendedor.

A empresa Benevento Chocolates & Café recebeu o alvará há cerca de um mês. A sócia proprietária Jéssica Bellavir se diz muito contente com a adesão. “Quando trabalhamos com pessoas devemos ser excelentes em tudo. O alvará reconhece que nós trabalhamos com turismo e estamos fazendo o possível para oferecer o melhor. Os turistas se surpreendem quando veem pendurado na parede, e se torna mais curioso até mesmo para conhecerem a cidade”, declara.

Com a concessão do Alvará Turístico, a empresa é cadastrada no Empreendedor Virtual. Nisso, o empresário tem uma ferramenta em que pode manter atualizados seus dados, incluir fotos do estabelecimento e se inserir nas programações de Bento. Além disso, a plataforma oferece um controle de visitação daquele empreendimento, podendo registrar o número de visitantes que a empresa recebe.

“Através desta ferramenta poderemos ter informações precisas do desempenho do setor, isso nos ajudará a construir planos estratégicos e também criar políticas públicas que fortaleçam todo o setor”, esclarece o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

Quem quiser aderir a proposta deve comparecer na Secretaria de Turismo para se inscrever e obter o benefício. O projeto para a concessão do Alvará Turístico foi desenvolvido em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Finanças.

Botão Voltar ao topo