Canela se mobiliza para conter focos do mosquito Aedes Aegypti

Agentes de saúde e de endemias trabalham no combate ao inseto

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias, da Secretaria de Saúde de Canela, têm se mobilizado para percorrer todo o território, já que o município foi declarado infestado pelo mosquito Aedes Aergypt em março deste ano. “Não é motivo de preocupação, mas é motivo de atenção”, alerta o médico-veterinário Rodrigo Cavalcanti de Azambuja, da Vigilância Ambiental. Todo cuidado é necessário, principalmente nesta época em que as temperaturas têm se apresentado mais elevadas.

Por isso, na quarta-feira (19) aconteceu uma reunião do secretário de Saú  e Vilmar Santos com a Vigilância Sanitária e os agentes comunitários de saúde. Na pauta do encontro, as ações programadas para combater focos do mosquito transmissor de dengue, zica e chikungunya.

Com a infestação decretada, desde março são seis visitas ao longo do ano em todos os imóveis do município (antes eram duas). Por isso, é importante a comunidade se acostumar com a maior frequência dos agentes em suas residências.

Não há registro de canelenses com dengue, zica ou chikungunya, garante o médico-veterinário da Vigilância Ambiental. Todavia, como Canela recebe muitos visitantes, o perigo é o Aedes Aegypti picar aqui alguém infectado de outras regiões e transmiti-lo aos habitantes.

“Esse trabalho que estamos fazendo é importante e também tem relação direta com o turismo, que é a principal fonte de renda da nossa cidade. Os moradores não precisam ter receio de receber os agentes devidamente identificados em suas casas. A Secretaria de Saúde está fazendo a sua parte, e a população tem que fazer a dela também”, comenta o secretário Vilmar Santos.

FAÇA A SUA PARTE

Sair da versão mobile