EsportesPorto Alegre

Seleção Brasileira foi vacinada contra caxumba em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou que nesta madrugada (28) 64 integrantes da delegação brasileira de futebol na Copa América foram imunizados contra caxumba pelo Núcleo de Imunizações da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde (DGVS). A ação foi realizada após a partida da Seleção Brasileira contra o Paraguai, no hotel onde a delegação estava hospedada. Jogadores e comissão técnica receberam uma dose da vacina tríplice viral (proteção contra sarampo, caxumba e rubéola) após a confirmação laboratorial de caso de caxumba no atacante Richarlison.

Uma equipe de dez pessoas da SMS – servidores da DGVS e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – participaram da ação, que foi planejada no final da tarde dessa quinta-feira, 27, quando foi confirmado o caso da doença no jogador da seleção. Richarlison, por recomendação médica, permanece isolado dos demais membros da delegação. A decisão de vacinar a delegação no hotel foi tomada pela SMS em conjunto com a equipe médica da seleção e decorre da necessidade de viagem do grupo.

Funcionários do hotel onde a seleção ficou hospedada foram orientados pela enfermeira-chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Renata Capponi, a procurar uma unidade de saúde para verificação da situação vacinal. Esta foi mais uma ação da SMS na Copa América. Em todos os dias de jogos, equipes do Samu, da Vigilância de Alimentos e da Vigilância de Serviços de Interesse à Saúde mantêm plantão para atendimento médico na área externa ao estádio (no interior, a responsabilidade é de serviços contratados pela Conmebol) e realizam vistoriais em todos os serviços que vendem alimentos dentro do estádio, na esplanada da Arena e nos postos de atendimento médico montados estádio.

Botão Voltar ao topo