O 1º Seminário Farroupilhense de Viticultura será realizado no dia 10 de julho, no salão da comunidade de Santos Anjos, em Farroupilha. O objetivo é criar um espaço técnico de discussão, capacitação e troca de conhecimentos com os viticultores, por meio da abordagem de vários temas.
Pela manhã, a partir das 9h, haverá palestras sobre legalização de vinícolas coloniais, com o enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didoné, e manejo de pragas da videira com foco na pérola-da-terra, com o pesquisador da Embrapa, Marcos Botton. Também acontecerá mais um encontro público do Projeto Farroupilha 2020-2040, que visa um planejamento para a cidade, no qual o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, irá falar sobre tendências de agricultura e do agronegócio em Farroupilha, e o público poderá manifestar sugestões para a área da agricultura para as próximas décadas.
À tarde, os agricultores irão participar de quatro estações a campo. Manejo de plantas de cobertura do solo, qualidade de mudas de videira, coleta de amostras de solo e folha, recolhimento de embalagens e depósito de agrotóxicos serão os temas abordados por profissionais da Emater/RS-Ascar, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR).
As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3261-1735 ou 9 9949-6048, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Farroupilha.