NotíciasRio Grande do Sul

Produção de Mel é tema de curso em Pelotas

Melhorar a qualidade do mel é o principal objetivo dos apicultores do Rio Grande do Sul, maior produtor do País. Pensando nisso, a Embrapa, com o apoio da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, está organizando o Curso de Qualificação de Mel, que acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas.

A iniciativa é voltada para os apicultores que fazem parte do programa Juntos para Competir nas regiões Sul, Campanha, Fronteira, Metropolitana e Vale do Taquari, com o objetivo de atuar no aperfeiçoamento técnico da produção do alimento. Os consultores da Embrapa ministrarão 12 aulas sobre todos os aspectos da apicultura, desde o manejo básico até a agroecologia e produção de orgânicos. As atividades do primeiro dia serão teóricas e as do segundo dia serão aulas práticas em apiários.

A iniciativa é importante para ampliar conhecimento e ficar por dentro de novas tecnologias. Segundo a gestora do Juntos para Competir na Região Campanha e Fronteira Oeste, Valéria Braz, os ensinamentos sobre os produtos orgânicos são um diferencial do curso. “Muitos apicultores têm interesse em produzir orgânicos, mas precisam de mais conhecimento e orientação a respeito do tema. Embora tenham outras certificações, essa é mais específica”, complementa.

Como o projeto Apicultura na Região da Campanha, Fronteira, Sul, Metropolitana e Vale do Taquari atende 150 empresas, a iniciativa da Embrapa foi dividida em duas turmas com 40 vagas. A primeira turma está com as inscrições esgotadas. Ainda há vagas para uma segunda turma, que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, na Região Campanha e Fronteira Oeste. Para participar, é preciso ser integrante do Juntos para Competir e entrar em contato com Valéria Braz pelo e-mail valeriap@sebraers.com.br ou pelo telefone (55) 3242-4183. As vagas são limitadas e precisam ser reservadas com antecedência.

Botão Voltar ao topo