Rio Grande do Sul

Lajeado: abastecimento de água no Jardim do Cedro recebe melhorias da Corsan

Poço artesiano está sendo perfurado no cruzamento das Ruas Octávio Trierweiler e Emílio Haas
Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Lajeado, que recebeu queixas de moradores do Jardim do Cedro alegando problemas no abastecimento de água, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trabalha na melhoria do serviço na localidade.

Nesta quarta-feira (03/07), servidores da companhia iniciaram os trabalhos de perfuração de um poço artesiano no cruzamento das ruas Emílio Haas e Octávio Trierweiler. Conforme o engenheiro civil da Corsan, Cristian Rosa de Freitas, não é possível precisar a vazão do poço. “Foi realizado um estudo geológico que aponta grandes chances de boa vazão neste poço que está sendo perfurado, mas sempre há risco de um poço não ter a vazão necessária”, destaca o engenheiro.

Segundo Rosa, a perfuração deve ser finalizada nos próximos dias. Após isso, serão feitos testes de vazão e também da qualidade da água. Se ambos atingirem níveis satisfatórios, será necessário montar o abrigo do poço artesiano, instalação de quadro de comando e tratamento. Por fim, é feita a ligação do poço à rede de abastecimento, que passa em frente ao local de perfuração, permitindo que a água seja bombeada até o reservatório de 500 mil litros da Corsan, instalado nas proximidades.

De acordo com o engenheiro, atualmente, o Bairro Jardim do Cedro é abastecido apenas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan. Caso a perfuração do poço artesiano seja bem sucedida, o abastecimento do bairro será feito por água da ETA e também do poço. Ele esclarece que geralmente varia de dois a três meses até que todas fases necessárias sejam sanadas para que um novo poço artesiano seja colocado em operação.

Botão Voltar ao topo