Rio Grande do Sul

Lajeado: abastecimento de água no Jardim do Cedro recebe melhorias da Corsan

Poço artesiano está sendo perfurado no cruzamento das Ruas Octávio Trierweiler e Emílio Haas
Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Lajeado, que recebeu queixas de moradores do Jardim do Cedro alegando problemas no abastecimento de água, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trabalha na melhoria do serviço na localidade.

Publicidade

Nesta quarta-feira (03/07), servidores da companhia iniciaram os trabalhos de perfuração de um poço artesiano no cruzamento das ruas Emílio Haas e Octávio Trierweiler. Conforme o engenheiro civil da Corsan, Cristian Rosa de Freitas, não é possível precisar a vazão do poço. “Foi realizado um estudo geológico que aponta grandes chances de boa vazão neste poço que está sendo perfurado, mas sempre há risco de um poço não ter a vazão necessária”, destaca o engenheiro.

Segundo Rosa, a perfuração deve ser finalizada nos próximos dias. Após isso, serão feitos testes de vazão e também da qualidade da água. Se ambos atingirem níveis satisfatórios, será necessário montar o abrigo do poço artesiano, instalação de quadro de comando e tratamento. Por fim, é feita a ligação do poço à rede de abastecimento, que passa em frente ao local de perfuração, permitindo que a água seja bombeada até o reservatório de 500 mil litros da Corsan, instalado nas proximidades.

De acordo com o engenheiro, atualmente, o Bairro Jardim do Cedro é abastecido apenas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan. Caso a perfuração do poço artesiano seja bem sucedida, o abastecimento do bairro será feito por água da ETA e também do poço. Ele esclarece que geralmente varia de dois a três meses até que todas fases necessárias sejam sanadas para que um novo poço artesiano seja colocado em operação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.