Rio Grande do Sul

Gramado: duas agroindústrias ganham certificado para venda em todo o Estado

Nesta quarta-feira, 3, a Secretaria da Agricultura entregou o certificado das duas primeiras agroindústrias habilitadas no Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). Com isso, as empresas poderão comercializar suas produções em todo o Rio Grande do Sul. A adesão do Município ao SUSAF, depois de 20 anos de espera, havia sido publicada no Diário Oficial do Estado em janeiro.

Um dos estabelecimentos que recebeu o certificado foi a Distribuidora Serra Grande, da Serra Grande, registrada no SIM desde 1997, que conta com uma equipe composta por seis pessoas (quatro familiares), caracterizando a empresa como familiar de pequeno porte. Produz cerca de 1,8 mil quilos mensais entre linguiça de carne suína, carne suína frescal, linguiça mista defumada, linguiça de carne suína defumada, linguiça calabresa defumada e linguiça de carne suína defumada (esta com temperos especiais).

O outro estabelecimento certificado foi o Embutidos Andreis, também da Serra Grande, registrado no SIM desde 2017, que tem uma equipe composta por sete pessoas (quatro familiares), caracterizando a empresa como familiar de pequeno porte. Produz cerca de 4 mil quilos mensais entre linguiça de carne suína defumada, salame fatiado, linguiça de carne suína frescal, salame, salame (light), copa, banha, carne resfriada de suíno com osso, morcela branca, copa fatiada, torresmo e bacon defumado.

Segundo o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, os dois estabelecimentos enaltecem o setor e avançam para outros horizontes, alavancando mais benefícios e abrindo possibilidades de multiplicar seus negócios nos 497 municípios do Estado.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas), revelou orgulho e satisfação pelo momento de conquistas das agroindústrias, em razão da qualidade dos produtos e dedicação das pessoas no trabalho que eleva o nome de Gramado.

Para o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), os estabelecimentos venceram uma etapa fantástica, com boa-fé e amor pelo que fazem, aperfeiçoando os produtos que chegam à mesa dos consumidores de Gramado e do Rio Grande do Sul com qualidade.

Os empreendedores João Andreis (Embutidos Andreis) e Vinícius Sachet (Distribuidora Serra Grande) elogiaram o apoio técnico e o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, destacando que o resultado agora obtido consagrava um objetivo desejado há anos.

O médico Veterinário Felipe Saldanha, chefe do SIM, explicou as etapas cumpridas pelas agroindústrias para a obtenção dos certificados.

SUSAF:

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) permite aos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) o comércio em todo Estado. A indicação de estabelecimentos para credenciamento no sistema só pode ser realizada quando alcançada adesão do Município ao SUSAF.

Como aderir ao SUSAF:

O Município deve ter o SIM instituído, dotado de recursos humanos e materiais necessários ao funcionamento, que atendam aos requisitos de infraestrutura administrativa, de inocuidade e de qualidade de produtos, de prevenção e combate à fraude e de controle ambiental definidos em normas próprias, mediante fiscalização e aprovação pelos órgãos competentes. Com esses requisitos, o Município aderido poderá indicar estabelecimentos enquadrados nas legislações.

Formalidades cumpridas para receber o certificado:

Os estabelecimentos se adequaram às exigências da legislação municipal (Lei 3600, de 2017, que criou o SIM, e o Decreto 200, de 2018, que regulamentou a lei), alterando aspectos em suas estruturas físicas a exemplo de reformas e aquisição de equipamentos, atualização de plantas arquitetônicas, memoriais descritivos e rotulagem dos produtos, readequação de rotinas administrativas, cronogramas de análises laboratórias físico-químicas e microbiológicas, implantação de manual de boas práticas e procedimentos operacionais, e condições higiênico-sanitárias satisfatórias.

Novos mercados e vantagens para os fabricantes de produtos de origem animal de Gramado:

A permissão de venda em todo o Estado poderá aumentar as vendas dos produtos dos estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal (tais como embutidos, queijo e mel), geração de renda, empregos e incentivo à permanência das famílias no Interior.

O consumidor também ganha:

A produção de embutidos cárneos, queijo, ovos, mel, pescados, leite e derivados tem o acompanhamento, vistorias e análises do SIM, inibindo os riscos à saúde pública. Ou seja, o SIM certifica, através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênica e sanitária e que ofereçam qualidade e segurança alimentar.

O evento, realizado no Hotel Quero Quero, foi prestigiado por secretários municipais, vereadores, empresários e o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB).

 

Botão Voltar ao topo