Rio Grande do Sul

Reunião sobre desenvolvimento rural em Nova Santa Rita

Ocorreu ontem (4), no auditório da Prefeitura Municipal, reunião do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural – CMDR. Na oportunidade, o secretário Municipal da Agricultura, Marli Castro apresentou a pauta da reunião , destacando inicialmente a homologação dos membros que compõem o Conselho Municipal. No encontro também foi detalhado o relatório do Programa de Incentivo á Agricultura Orgânica desenvolvido em 2018 e aprovado por unanimidade pelo CMDR.

Segundo Marli Castro, as estufas já estão garantindo uma produção expressiva , contribuindo com o abastecimento das feiras e para a merenda escolar. Aos beneficiários do Programa foi realizado capacitação, para que os grupos beneficiados possam produzir corretamente.

Marli frisa que há o acompanhamento técnico de todos os beneficiários que estão produzindo. Ele destaca que tanto peixes quanto as mudas de citrus demoram mais tempo para começar a dar resultados na produção. Ele frisa que em 2019 a secretaria recebeu 71 inscrições, com o acréscimo do eixo da apicultura.

Na oportunidade o Secretário Marli Castro apresentou a estrutura da patrulha agrícola e os serviços que são prestados aos agricultores e destacou que nos próximos dias será entregue um caminhão caçamba adquirido pela secretaria, veículo que que vai contribuir muito com transporte de calcário, pó de rocha e composto orgânico aos produtores. Outra pauta destacada pelo secretário é a futura aquisição de uma escavadeira hidráulica, um trator e um distribuidor de adubo. Foi apresentada ainda a atualização do valor da hora máquina da patrulha agrícola, que não é reajustada há dez anos .

O Secretário finalizou a reunião convidando e pedindo o apoio de todos para a participação na 11° festa do melão e da agroecologia que acontecerá em dezembro. Também participou do encontro a secretária do Meio Ambiente Ieda Bilhalva .

Ao final, os membros do CMDR fizeram várias sugestões de demandas à secretaria de agricultura:
– realização de cursos/capacitação
– projeto de parcerias para implantação de internet na área rural
– aquisição de caminhão prancha para transporte de máquina pesada
– incentivo ao turismo rural
– manutenção e melhoria das estradas rurais
– incentivo à produção de chás/fitorerápicos
– triturador de galhos de grande potência
– projeto de desenvolvimento da agricultura urbana
– possibilidade de projetos com empresas para instalação de placas solares para
geração de energia.
– possibilidade de inserir farinha de arroz na merenda escolar.

 

Botão Voltar ao topo