RS

Lajeado: Assistência Social mobilizada para proteger moradores de rua do frio

A Prefeitura de Lajeado, sob coordenação da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), com apoio da Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa) e Brigada Militar e Abrigo São Chico, realizará um trabalho em horário diferenciado ao longo do fim de semana para evitar que pessoas em situação de vulnerabilidade social permaneçam nas ruas e fiquem expostas às baixas temperaturas esperadas para este final de semana.

Para tanto, nesta sexta-feira, sábado e domingo (dias 05, 06 e 07/07), das 20h à meia-noite, servidores municipais farão uma ronda e passarão por praças, parques e locais frequentados por moradores de rua para orientar e conduzir ao Abrigo São Chico. Além disso, haverá também plantão na sede da STHAS (localizada na Avenida Benjamin Constant, 428, Centro) para prestar orientação e encaminhamento das pessoas em situação de rua.

Publicidade

Um veículo da Defesa Civil será utilizado para transportar cobertores, roupas e calçados e distribuí-los aos moradores de rua que insistirem em permanecer fora de locais abrigados. “Vamos abordar estas pessoas e levá-las, se concordarem, ao Abrigo São Chico ou encaminhá-las às famílias de origem, evitando que fiquem expostas às baixas temperaturas”, afirma a assistente social e titular da Sthas/STHAS, Céci Gerlach.

Pessoas da comunidade que quiserem informar sobre moradores de rua para que sejam abordados devem ligar para o número (51) 99324-9324 e falar com Céci para que ela repasse os dados para a equipe da ronda.

As ações

  • – Das 12h30 às 14h, servidores municipais farão pré abordagens nos locais mais frequentemente ocupados por moradores de rua para saber se utilizam o Abrigo São Chico, se são moradores de Lajeado, o motivo de estarem na rua, dentre outras informações.
  • – O Abrigo São Chico irá readequar o espaço físico para essa ação extraordinária. Está sendo feito levantamento do que é necessário quanto à disponibilidade de colchões, agasalhos e alimentação.
  • – Ronda noturna, entre 20h e meia-noite, para verificar se há moradores na rua, convidando para ir ao abrigo ou ofertando cobertas em caso de negativa.
  • – Atendimento na STHAS no final de semana no horário compreendido entre 20h e meia-noite.

Doações de roupas

  • – Quem tiver interesse, pode doar roupas para a Defesa Civil, que se encarrega de dar o destino apropriado das doações. Cobertores, roupas masculinas como calçados, jaquetas, bem como roupas de cama e toalhas podem ser entregues junto à sede da Defesa Civil de Lajeado, localizada dentro do Parque do Imigrante.
  • – O horário para realizar a doação é das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h45, de segunda aquinta-feira. Na sexta-feira, o expediente é das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia.
  • – Excepcionalmente, neste fim de semana, as doações podem ser feitas na STHAS, no horário do plantão, das 20h à meia-noite.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar