Rio Grande do Sul

Esteio: confira o gabarito da prova para Conselho Tutelar

No último sábado (6), os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar em Esteio responderam a prova de conhecimentos específicos. O gabarito preliminar foi divulgado hoje (8) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Esteio (Comdica) e a Comissão Especial Eleitoral. O exame, que testou as noções dos concorrentes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), informática e redação, é de caráter eliminatório e teve 30 questões de múltipla escolha. Confira o gabarito clicando aqui

De terça (9) a quinta-feira (11), os candidatos poderão interpor recursos. O gabarito definitivo deve ser divulgado em 16 de julho, junto com os resultados da prova, com novo prazo de recurso entre 17 e 19 de julho. Enfim, no dia 24 de julho, está prevista a divulgação do resultado final e da convocação para avaliação física e psicológica, também de caráter eliminatório. O Comdica designou a formulação do exame ao Instituto Brasileiro de Seleção Pública (Ibrasp). No site da empresa  também é possível encontrar informações sobre a prova.

No dia 6 de outubro, ocorre a eleição, por voto direto, secreto e facultativo dos cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no Município. A campanha eleitoral vai de 20 de agosto a 5 de outubro. Os concorrentes terão um limite de gastos de R$ 21.829,28, correspondente a 50% do limite estabelecido aos candidatos às eleições para vereador em Esteio.

A posse dos eleitos está marcada para 10 de janeiro. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Nos dias úteis, o atendimento é realizado das 8h às 18h, com sistema de plantão nos demais horários, feriados e finais de semana, prestando atendimento ininterrupto a população. Os conselheiros tutelares recebem remuneração no valor de R$ 3,5 mil, mais auxílio-alimentação. Estão assegurados, também, direitos como cobertura previdenciária, férias anuais remuneradas, licença gestante, licença-paternidade e gratificação natalina (13º salário).

Eleições do Conselho Tutelar 2019

Prova de conhecimentos
– Período de recursos contra o gabarito da prova de conhecimentos: de terça (9) a quinta-feira (11)
– Publicação do resultado dos recursos, do gabarito definitivo e dos candidatos considerados aptos: 16 de julho
– Período de recursos contra o resultado: de 17 a 19 de julho
– Publicação do resultado final dos aprovados na prova e convocação para avaliação física e psicológica: 24 de julho

Campanha eleitoral: de 20 de agosto a 5 de outubro
Eleição: 6 de outubro
Posse dos conselheiros eleitos: 10 de janeiro de 2020

 

Botão Voltar ao topo