Rio Grande do SulSaúde

Conheça diferentes tipos de chás e seus benefícios

O consumo de chá começou na China há mais de 5 mil anos – a própria palavra “chá” é de origem chinesa – e foi expandindo para outros países, cada um deles com suas preferências. No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que aderem ao consumo de chás como fonte de uma vida mais saudável, e essa prática tem ganhado força por conta de estudos que mostram a eficácia e o poder dos diferentes tipos de ervas e componentes da bebida. Diversos estudos apontam que os chás – de modo geral – melhoram o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças. Um deles, o verde, por exemplo, reduz a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares – isso acontece porque este tipo de chá contém substâncias que fortalecem veias e artérias, combatendo o envelhecimento das células e reduzindo o colesterol ruim.

A nutricionista do Hapvida Saúde, Raisa Lima, afirma que cada chá contém um benefício singular que determina sua atuação no organismo. “Além de ser diurético e conter propriedades antioxidantes, cada tipo de chá consegue trazer benefícios distintos como prevenir diabetes, diminuir a Tensão Pré-Menstrual (TPM), amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas”, explica.

Embora tenham sabor agradável, é importante controlar também a quantidade ingerida dos chás. Raisa lembra que é preciso moderação e o acompanhamento de um especialista, pois até os chás tem suas indicações e contraindicações. “Se for consumido em excesso, o fígado pode não ter condições de eliminá-lo totalmente, o que acaba levando à sobrecarga e intoxicação do órgão. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento à base de chás é importante que a pessoa siga as orientações de um profissional com conhecimento no assunto”, pondera a nutricionista.

Tipos de chás

Despontando na preferência popular e ficando atrás apenas do tradicional “cafezinho”, entre os mais consumidos pelos brasileiros estão o verde, o mate e o de camomila. A melhor forma de consumo é você quem decide: quente, gelado, com mel ou puro. E para ajudar a escolher o tipo ideal, Raisa destaca alguns chás, listando seus principais benefícios:

Verde – conhecido como banchá ou green tea, o chá verde tem propriedades terapêuticas, antioxidantes que retarda o aparecimento de rugas, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB (responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras) e previne inflamações. Além disso, protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.

Mate – previne contra doenças pulmonares, ajuda na redução do colesterol e acelera o metabolismo. Deve ser evitado por pessoas com hipertensão e gastrite.

Erva-cidreira – além de ser um calmante natural, auxilia no processo digestivo, ajudando na liberação dos incômodos gases.

Camomila – ótima opção no combate à ansiedade, insônia, dores de cabeça, enxaquecas, é também grande aliado no combate aos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Hortelã – ajuda no combate à azia e impulsiona a digestão, pois mata bactérias ruins presentes no intestino.

Botão Voltar ao topo