Saúde

Dor de cabeça pode estar associada a azia e má digestão

A dor de cabeça pode ser um sintoma ocasionado por diversos motivos. Por isso é um desafio identificar as causas na hora em que a dor de cabeça aparece. Às vezes a atrelamos a estresse ou a uma noite mal dormida, mas você sabia que ela está relacionada à azia e má digestão?

A dor de cabeça sentida logo após uma refeição mais pesada e ao mesmo tempo em que estamos com algum desconforto gástrico nada mais é do que o reflexo da desregulação da comunicação bidirecional entre o trato gastrointestinal com os sistemas nervosos, entérico e central. Ou seja, é a consequência do ruído na comunicação entre a digestão e a rede de neurônios que integra os sistemas digestivo e nervoso. O desequilíbrio desse contato acontece e a dor logo aparece. “Esse fenômeno está relacionado diretamente à refeições pesadas e é mais comum após o consumo de determinados alimentos como café, chás, bebidas carbonatadas, chocolates e alimentos picantes, por exemplo. Por outro lado, ficar sem comer por muito tempo também pode ocasionar o mesmo efeito de dor. Geralmente os sintomas gastrointestinais estão presentes antes e junto com o aparecimento da dor de cabeça”, explica a Dra. Ana Santoro, médica da GSK no Brasil.

Ainda de acordo com a médica, pessoas com gastrite, úlcera ou problemas recorrentes do estômago são mais suscetíveis a dores de cabeça desse tipo, mas ainda não há evidências de que a dor de cabeça possa se tornar algo mais sério com o passar do tempo. Porém qualquer sintoma que se torne persistente deve ser investigado por um médico.

Botão Voltar ao topo