RSSaúde

Governo estadual anuncia Ambulatório de Cardiologia em Santa Maria

Em visita a Santa Maria, secretária estadual de Saúde também confirmou que dispensação de medicamentos será feita pelo Município

Confirmando um dos principais compromissos assumidos pelo governo municipal com a população, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu a secretária estadual, Arita Bergmann, nesta terça-feira (9), para anúncios de melhor atendimento aos santa-marienses. A partir da primeira quinzena do próximo mês, começa a funcionar o Ambulatório de Cardiologia no Hospital Regional de Santa Maria.

Ambulatório de Cardiologia em Santa Maria - Governo estadual anuncia Ambulatório de Cardiologia em Santa Maria“Somos sabedores da necessidade que Santa Maria e região têm de leitos e vamos seguir nesse empenho, mas os atendimentos dos ambulatórios também são importantes. Na especialidade de cardiologia, nosso Município tem uma demanda reprimida de 1,1 mil pacientes. Com isso, temos a previsão de zerar esta fila até o fim deste ano”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme o Estado, o Ambulatório de Cardiologia terá capacidade de realizar 320 consultas e 1,2 mil exames por mês. Na tarde desta terça-feira, a secretária Arita Bergmann, acompanhada do prefeito Jorge Pozzobom, e do secretário de Saúde, Francisco Harrisson, visitou o espaço onde funcionará o ambulatório, localizado no Hospital Regional de Santa Maria. O diretor administrativo do Regional, Elvis Prestes, e representantes do Instituto de Cardiologia, instituição que administra o Hospital, também acompanharam o anúncio.

“Estamos fazendo um trabalho de qualidade ao cidadão, focando na Atenção Básica e no modelo de atenção integral à saúde”, reforça a secretária Arita.

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Harrisson, a iniciativa de abertura do ambulatório garante alívio aos gestores de saúde de Santa Maria e região. “O trabalho ambulatorial é de extrema importância para fortalecer a porta de entrada do SUS, que são as Unidades Básicas de Saúde, evitando as internações”, explica o secretário.

Ambulatório de Cardiologia em Santa Maria 2 - Governo estadual anuncia Ambulatório de Cardiologia em Santa Maria

Farmácia e Comitê Regional de Saúde

Outros dois anúncios também foram feitos pelo governo do Estado. Um deles foi a transição da gestão da Farmácia Estadual ao Município. A partir de 1º de agosto, a Prefeitura passa a ser a responsável pela entrega dos medicamentos adquiridos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde, garantindo melhor atendimento à população. O outro foi a renovação do contrato de prestação de serviços de hemodiálise do Estado com a Clínica Renal Santa Maria Ltda.

Ainda pela manhã, o prefeito Jorge Pozzobom e a procuradora do Município, Rossana Boeira, participaram de uma reunião promovida pelo Comitê Regional de Saúde, no auditório do Instituto Cardiovascular (Icardio). Junto com a secretária Arita Bergmann, foram tratadas a contratualização dos serviços de saúde e a regulação dos pacientes. Ao fim da tarde, os gestores foram recebidos pelo reitor da UFSM, Paulo Burmann, no Hospital Universitário de Santa Maria.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios