Rio Grande do Sul

Alvorada realiza capacitação sobre escorpião amarelo

Na manhã desta quinta-feira (11) a Secretaria de Saúde através da vigilância ambiental realizou no Salão Nobre da Prefeitura de Alvorada, uma capacitação teórica e prática de prevenção de escorpiões na cidade.

Direcionado para agentes de saúde, enfermeiros e médicos de Alvorada, a capacitação teve como objetivo esclarecer dúvidas e informar de forma clara a importância de quais cuidados devem ser tomados caso encontre o animal. Em Alvorada, o primeiro registro da presença do Escorpião amarelo foi no bairro Jardim Algarve.

O escorpião amarelo:

Possui hábitos noturnos e coloração amarela com manchas escuras no tronco. Escorpião endêmico das regiões Sudeste e Nordeste, vem se adaptando ao nosso estado com extrema rapidez. Nessa espécie, existem apenas fêmeas, não necessitando de machos para fecundação (reprodução por partenogêneses). Acidentes graves, principalmente em crianças, podendo causas sudoreses (suor excessivo), vômitos, alterações cardíacas e pulmonares e até mesmo choque.

Veja abaixo alguns métodos de prevenção:

-Sacuda e examine os calçados e roupas antes de usar;
-Mantenha limpos os locais próximos às residências (evite acúmulo de lixo, entulhos
e materiais de construção);
-Não coloque mãos ou pés em buracos, montes de pedras ou lenha;
-Use sempre calçados e luvas nas atividades de jardinagem ou hortas;
-Use telas e vedantes em portas e janelas;
-Crie aves domésticas (predadores naturais) em zonas rurais;
-Vivo ou morto nunca toque diretamente com as mãos.

Caso encontre o animal, informe o Setor de Zoonoses e Vetores da Secretaria de Saúde, através do telefone: 3411-8016, e se o animal já tenha sido capturado ou morto, entregue-o para a correta identificação eadoção das medidas de controle.

Botão Voltar ao topo