NotíciasRio Grande do Sul

Alunos de São Leopoldo passeiam pelo Rio Gravataí

Na segunda-feira, 15 de julho, 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Grimberg participaram de um passeio de barco pelo Rio Gravataí . A ação faz parte do projeto Parque Rua da Praia e foi promovida pela Prefeitura de São Leopoldo por meio da Diretoria do Centro Roessler/Museu do Rio da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam) em parceria com a Secretaria de Educação (Smed) e o Projeto Rio Limpo da Associação de Proteção à Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG).

A atividade “Explorando Rios” proporciona a experiência de um passeio técnico orientado por profissionais em um barco escola, para entender a dinâmica de uma bacia hidrográfica. “A Bacia do Rio Gravataí, assim como a do Rio dos Sinos, abriga uma riqueza incomparável da fauna e flora nativa além de servir de fonte de água para abastecimento destas cidades. Esta atividade contribui para a prática de ensino aprendizagem observando uma realidade muito próxima a do Rio dos Sinos em um laboratório a céu aberto”, salientou o diretor do Centro Roessler/Museu do Rio, Daniel Sauer.

“O grupo pode observar o entorno do Quilombo da Anastácia, que fica na Área de Preservação do Banhado Grande no Rio Gravataí. Este trecho tem uma fauna rica e exuberante vegetação”, destacou a professora da Smed, Vitória Viel.

Segundo a bióloga da diretoria do Centro Roessler, Scarlatt Napp, o Rio Gravataí assim como o Rio dos Sinos é um rio poluído, porém em menor proporção, pois 70% de sua extensão é de água limpa. “Esta experiência mostra aos que participam que não é só isso, e sim que ainda existe muita vida e também com isso a esperança de recuperar e preservamos nossas riquezas naturais”, afirmou.

Botão Voltar ao topo