DestaqueVale do Sinos

Esteio leva coleta seletiva aos bairros Planalto, Primavera e Três Marias

Mais três regiões de Esteio passarão a ter o novo sistema de recolhimento de materiais recicláveis a partir da próxima segunda-feira (22). A partir dessa data, os moradores do Planalto, Primavera e Três Marias serão incluídos nas alterações que a Prefeitura promoveu na Coleta Seletiva. Com essa mudança, basta embalar adequadamente o lixo reciclável e, no dia da semana estipulado para a coleta, colocar na calçada para que o material seja recolhido. A medida faz com que não seja mais necessário efetuar registro junto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) nem estar em casa para entregar os resíduos.

A alteração na Coleta Seletiva em Esteio começou a ser implantada em agosto de 2018. Desde então, o novo formato já está em uso nos bairros Tamandaré, Liberdade, São Sebastião, Três Portos, Novo Esteio, Parque Amador, São José, Olímpica e Santo Inácio. Entre as vantagens, estão o aumento da quantidade de materiais recolhidos e a praticidade para os moradores. A ampliação a novos locais está sendo possível pois, em novembro de 2018, a SMMA recebeu um novo caminhão para a coleta.

Essa ação é uma das iniciativas estipuladas para a secretaria dentro das Metas de Gestão para 2019, com o objetivo de levar a mudança, até o final do ano, a todos os bairros de Esteio. Com a adesão das três novas áreas, falta apenas o Centro para que a meta seja atingida. Enquanto isso não ocorre, a Coleta Seletiva na região central continua sendo realizada pelo modelo de cadastro. O morador deve preencher a ficha de adesão, disponível em formulário online, e separar os materiais que deseja descartar nos dias em que o caminhão passa pela sua residência. É necessário ter alguém em casa para entregar os resíduos separados.

Todo o material reciclável recolhido pela Coleta Seletiva é encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Esteio (Cootre), parceira da Prefeitura, que cede o galpão onde os materiais são reciclados. O que é coletado é enviado à Cooperativa, proporcionando emprego e renda para seus integrantes, através da separação, do processamento e da venda de resíduos como plástico, papelão e alumínio.

O que pode ser reciclado
Garrafas, potes de produtos alimentícios, perfumes, produtos de limpeza, potes, embalagens, tampas, sacos, sacolas, latas, alumínio, cobre, revistas, jornais, folhas de papel, caixas de papelão, óleo de cozinha usado e materiais eletrônicos (lâmpadas não são recolhidas).

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios