NotíciasRio Grande do SulVariedades

Espetáculo de dança Corpologias estreia em Caxias do Sul

Apresentação da Cia. Municipal de Dança será no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, às 20h

“Corpologias” é o novo espetáculo da Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul, com estreia nesta sexta-feira (19/07), às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti. A apresentação é resultado de uma pesquisa didático artística, realizada pelo atual diretor artístico da Cia de Dança, Matheus Brusa, em conjunto com intérpretes que fazem parte do elenco. O ingresso é 1kg de alimento não perecível e/ou um agasalho. As doações serão revertidas para instituições assistenciais da cidade.

Segundo Brusa, “Corpologias” surgiu a partir de estudos iniciados em 2009 com o trabalho “Osteócitos”. Na época, Tábata Faé, professora e bailarina da Cia, passava por problemas ligados ao tecido ósseo. Em meados de 2013, a pesquisa foi retomada e adaptada para o grupo ‘Articulações’, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob direção de Magda Bellini. Em 2015, a coreografia ganhou força, a partir dos estudos do diretor e de parte do elenco, trazendo aspectos da anatomia, fisiologia do exercício, desenvolvimento motor e cinesiologia (estudo que analisa os movimentos).

O espetáculo, que será apresentado nesta sexta-feira, engloba todas as fases da pesquisa, com consultoria da professora em Ciências do Movimento da UCS, Mônica Melo. A compreensão dos intérpretes criadores acerca dos alinhamentos corporais possibilitará também momentos “solo” dentro do espetáculo.

“Esses dispositivos científicos contribuíram para a consciência psicomotora de cada intérprete e geraram potências tanto artísticas e cartográficas quanto conceituais. A configuração atual do espetáculo envolve questões pessoais e sociais, a partir do resgate histórico de cada integrante do elenco, até identificações entre os bailarinos, a partir dos métodos aplicados. Os intérpretes assumem constantemente o papel de coreógrafos, trazendo à tona sua bagagem pessoal e artística, baseando-se sempre nos conteúdos científicos e na direção semiótica e dramatúrgica”, pontuou o diretor.

Foto: Tainá Menegat

Ficha Técnica “Corpologias”
Direção, coreografia, cenografia, trilha sonora, iluminação e arte gráfica: Matheus Brusa
Ensaiadores: Diego Santos e Tábata Faé
Figurino: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
Consultoria científica em cinesiologia: Prof. Dra. em Ciências do Movimento Mônica Melo
Intérpretes criadores: Ágatha Cristina; Anna Cláudia; Dennis Oliveira; Diego Santos; Junior Grandi; Liz Debetio; Luana Santana; Michael Vargas; Milena Sartori; Richard Salles; Thiago Roque e Vitor Gabriel.
Contrarregragem: Cristina Ribas e Sabrina Manzke

Serviço
Espetáculo “Corpologias”
Data: 19 de julho
Hora: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura)
Entrada: 1kg de alimento e/ou um agasalho
Informações: (54) 3901-1316

Botão Voltar ao topo