Rio Grande do Sul

Gravataí abre cadastramento para a Semana Farroupilha 2019

Pensando no bem-estar de cavalos e cavalarianos, e na regularidade do quadro de saúde dos animais, a Prefeitura  de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), abriu na segunda-feira (15), o cadastramento para a Semana Farroupilha 2019.

Tradicional no Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha terá programação especial este ano em Gravataí, e será necessário o cadastramento prévio, dos cavalos que irão desfilar. Momento especial de cultivar as tradições, a semana visa homenagear os líderes que marcaram a Revolução Farroupilha, fato histórico no estado. De acordo com a ata de audiência pública 00783.00006/2019, realizada em 20 de março deste ano, foi definido, que todos os animais devem ter atestados de sanidade, principalmente em relação ao mormo e a anemia infecciosa, exames esses, que devem ser realizados por médicos veterinários habilitados.

Mormo

O mormo é uma enfermidade causada pela bactéria Burkholderia mallei, que ataca equídeos, felinos e até mesmo humanos. É transmitido por meio do contato com as secreções produzidas pelos infectados: muco, urina, fezes e pus. Em humanos e animais, o mormo pode causar abscessos pelo corpo e pneumonia. Por isso a importância de se realizar exames nos animais.

Anemia Infecciosa Equina

A AIE, como é chamada, é uma doença viral incurável que ataca os equídeos (cavalos, burros, mulas e jumentos) e não contagia humanos. A doença é transmitida através do sangue. Por isso a higienização frequente de materiais e o cuidado ao uso de seringas e afins é de suma importância.

O cadastramento

As inscrições vão até 6 de setembro, e devem ser realizadas diretamente na sede da Smcel, na Rua Antônio Donga, 15, no Centro ou pelo e-mail smcel@gravatai.rs.gov.br.

A Semana Farroupilha

A Chama Crioula, fogo que simboliza a hospitalidade do povo gaúcho, representando a coragem e seu espírito heroico, chega à cidade entre 10h30 e 11h da manhã do dia 8 de setembro, e ficará na Praça da Bíblia, no Centro, até o dia 14. A abertura oficial está programada para acontecer no próprio dia 14 às 11h no CTG Aldeia dos Anjos. Durante toda a semana, serão realizadas oficinas e palestras alusivas ao tema tradicionalista.

Botão Voltar ao topo