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Os muitos desafios da Fraport no Rio Grande do Sul são apresentados no Momento do Empreendedor

Com o cronograma das obras do aeroporto de Porto Alegre em dia, a Fraport Brasil ainda tem muitos desafios a enfrentar para a continuidade dos seus projetos de expansão. Dentre eles, a falta de segurança jurídica, cuja ambiente regulatório não incentiva novos empreendimentos e a dependência do desenvolvimento econômico do Estado e do País. Estas foram algumas das considerações que Jocel Gadens, CFO da Fraport Brasil, apresentou durante sua palestra no Momento do Empreendedor realizado pela ACIST-SL nesta quinta-feira (18). Sua vinda a São Leopoldo integra as atividades de celebração dos 195 anos da Imigração Alemã, uma vez que a Fraport é uma multinacional sediada na Alemanha e contou com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha (AHK).

Vila Nazaré – Ele assegurou que a Fraport não tem nenhuma intenção arbitrária de tirar as famílias que hoje ocupam a Vila Nazaré e cuja área é essencial para a implantação da nova RESA (área de segurança de fim de pista), atendendo assim aos requisitos de segurança da aeronáutica e garantindo o investimento – que não está no contrato inicial – de R$ 170 milhões no sistema de drenagem que vai evitar o alagamento das habitações que ficam no entorno do aeroporto, além da necessidade de tratar adequadamente a limpeza e o meio ambiente. “Estamos muito preocupados com as famílias, pois aquele local não tem a mínima condição de infraestrutura para que elas possam viver com dignidade”, apontou.

Oldemar Brahm, presidente da ACIST-SL, destacou que a entidade é solidária ao posicionamento da Fraport e entregou uma carta oficializando o seu apoio à viabilização dos investimentos (texto abaixo). Mesma posição anunciou Marcos Coester, presidente da Câmara Brasil-Alemanha, que assinalou a importância de investimentos com este para o Rio Grande do Sul.

Em um processo de licitação internacional, ocorrido em março de 2017, no qual o governo federal concedeu quatro aeroportos brasileiros à iniciativa privada, a Fraport AG conquistou a concessão dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre pelos próximos 30 e 25 anos, respectivamente. A partir de então, a Fraport Brasil – Porto Alegre e a Fraport Brasil – Fortaleza foram estabelecidas no país tendo como objetivo a criação de dois aeroportos modernos, eficientes e focados no cliente.

No Rio Grande do Sul, já foram investidos R$ 900 milhões, aplicados na extensão do terminal 1, que está aberto parcialmente desde abril deste ano e cujas outras fases devem ser concluídas em agosto e outubro – quando as operadoras das lojas já podem abrir os estabelecimentos. Em maio, foi entregue o novo edifício garagem, com 1.050 vagas. O próximo passo é a extensão da pista em mais 920 metros, que deve ser concluída em dezembro de 2021, caso o conflito jurídico da desocupação da Vila Nazaré seja resolvido a tempo.

Está em estudo ainda a construção de um novo Terminal de Carga. Gadens informa que, em 2017, o TECA de Porto Alegre foi responsável por movimentar 27% do volume total das exportações aéreas do RS. No entanto, mais da metade foi transportada para Guarulhos, onde as mercadorias entram em uma aeronave para o seu destino internacional. “Quase 73% de todo o volume de exportação aérea nunca passou pelo TECA, pois foi transportado diretamente da fábrica/importador ou via um porto seco para Guarulhos”, disse. Isso significa que, embora o custo médio de exportação diretamente de Porto Alegre para o seu destino internacional seja cerca de 10% abaixo do transporte sobre GRU, este modo de transporte é responsável por menos de 5% das exportações.

Questionado sobre investimentos nos aeroportos locais, como Caxias do Sul e Portão, ele disse que é melhor fortalecer o de Porto Alegre para que se torne um Hub para a América Latina e Europa. “Também é preciso investimentos em infraestrutura rodoviária para que o fluxo de empresários seja mais rápido e seguro”.

Sobre a Fraport Brasil – Porto Alegre e Fraport Brasil – Fortaleza são subsidiárias da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos, que oferece uma gama completa de serviços de gerenciamento e consultoria.

Proprietária e operadora do aeroporto de Frankfurt, maior aeroporto da Alemanha com mais de 60 milhões de passageiros por ano, a Fraport AG é uma empresa altamente experiente em operações aeroportuárias em âmbito mundial. Seu portfólio inclui 30 aeroportos pelo mundo.

O patrocínio do Momento do Empreendedor é do Banrisul, BR Suply, Klabin, Unicred, SKA, Sicredi e Imobiliária São Luiz.

Carta da ACIST-SL para a Fraport Brasil:

Prezado Jocel Gadens,

Ao saudá-lo cordialmente, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo – ACIST-SL vem, primeiramente, agradecer sua disponibilidade em palestrar no evento Momento do Empreendedor deste dia 18 de julho. Sentimo-nos prestigiados com o aceite ao nosso convite, pois para nós, os investimentos previstos pela FRAPORT para o Rio Grande do Sul são de grande relevância para o desenvolvimento econômico do estado, e o legado certamente será muito maior que os valores nominais contratados.

Gostaríamos também de nos manifestar quanto às notícias que envolvem as responsabilidades do contrato de concessão do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre/RS, no que diz respeito à remoção e reassentamento das famílias da Vila Nazaré, e dizer que a FRAPORT conta com todo nosso apoio para que a ampliação do aeroporto se viabilize. A ACIST-SL compreende que as negociações estão embasadas nos preceitos éticos e na lógica da responsabilidade social empresarial, e deseja que em breve estes impasses possam ser resolvidos de maneira responsável por todas as partes.

Desejamos sucesso em suas operações no Rio Grande do Sul, certos de que os resultados serão de proveito de toda a sociedade.

Atenciosamente,

Oldemar Plantikow Brahm

Presidente da ACIST-SL

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