NotíciasRio Grande do Sul

Formatura de alunos do Banco de Vestuário de Caxias do Sul

Três turmas participaram de solenidade de encerramento dos cursos de Corte e Costura e de Modelagem

A prefeitura realizou a solenidade de formatura das turmas 73 e 74 do curso básico de Corte e Costura e da turma 23 do curso de Modelagem Básica nesta sexta-feira (19/07), no teatro do Centro de Cultura Ordovás. As capacitações são de iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), junto ao Banco de Vestuário, que está inserido no Programa de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da secretaria. O evento também contou com a presença da primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra.

O objetivo é oferecer qualificação profissional aos alunos promovendo a geração de renda e o desenvolvimento sustentável, possibilitando a confecção de produtos através dos resíduos têxteis recebidos. “O prefeito Daniel Guerra tem nos dito que é possível fazer mais com menos e a prova disso é o Banco do Vestuário, que mesmo com menos recursos, aumentou em 40% as oficinas, disponibilizando mais formação e emprego para a comunidade”, comentou o titular da Sdete, Emílio Andreazza.

“O Banco do Vestuário é uma parceria entre várias entidades, incluindo o Senai, que se unem em prol de beneficiar pessoas a se qualificarem profissionalmente. Nos 10 anos desta parceria trabalhamos com pessoas de baixa renda que queiram ter um ganho extra, trabalhar com prestação de serviços ou até mesmo na indústria têxtil”, enfatizou o diretor do Senai José Gazola e Nilo Peçanha, César Augusto Modena.
A estudante Jocimeia Pereira da Silva, 35 anos, integrou uma das turmas de Corte e Costura. “Quando eu soube que o Banco do Vestuário oferecia os cursos gratuitamente, resolvi me inscrever. Fazer o curso de Corte e Costura foi mais do que eu esperava. Continuarei no trabalho do voluntariado do Banco”, disse. “Foi muito importante fazer o curso, pois aprendemos do zero a costurar. Pretendo fazer mais capacitações no Banco do Vestuário”, compartilhou a aluna Letícia Fermiano Suzin, 18 anos.

Viviane Souza Mesquita, técnica de enfermagem e aluna de Modelagem, também aprovou a iniciativa. “O curso foi excelente, com uma qualidade extraordinária no ensino. A didática das aulas e das apostilas possuía um material bem completo. O conhecimento não ficou apenas em sala de aula, pois fizemos pesquisas extracurriculares. Tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento”, opinou.

Na oportunidade também foram doados 50 kits de roupas de bebê para a Fundação de Assistência Social (FAS), produzidos pelas alunas do curso de Corte e Costura.

Botão Voltar ao topo