NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

“Indústria Gaúcha em Movimento” apresenta propostas em defesa do setor na CIC de Caxias do Sul

A “Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial” foi apresentada nesta sexta-feira (19) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), durante a terceira edição do evento “Indústria Gaúcha em Movimento”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em parceria com a CIC. Mais de 100 pessoas, entre lideranças empresariais e políticas, participaram do encontro. Do grupo de parlamentares estavam presentes o senador Luiz Carlos Heinze, o deputado federal Nereu Crispim e os deputados estaduais Pepe Vargas e Elton Weber.

O documento apresentado pelo economista-chefe do Sistema Fiergs/Ciergs, André Nunes de Nunes, foi elaborado a partir das eleições de 2018, de forma colaborativa entre um grupo de mais de 10 empresários gaúchos, de vários setores e regiões do estado. É baseado em cinco eixos – Segurança jurídica, desburocratização, simplificação e eficiência administrativa/tributária do setor público; Infraestrutura e Logística; Adequação do tamanho e peso do setor público, estabilidade macroeconômica e financiamento; Inserção externa e novas tecnologias; e Empreendedorismo, indústria e sociedade.

Durante a reunião-almoço, o vice-coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar (COAP) da Fiergs, João Freire, falou a respeito do trabalho do grupo, que atua na defesa dos interesses da indústria, por meio de influência nas decisões do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa. O COAP faz um acompanhamento sistemático dos protocolos de projetos dos legislativos federal e estadual, e analisa os impactos das proposições para a indústria. O grupo é formado por 24 conselheiros e objetiva prestar informações de caráter técnico-empresarial e acompanhar a tramitação dos projetos de lei de interesse do setor industrial. Já a Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha, formada por 22 deputados, acompanha, avalia e se posiciona acerca de questões vinculadas à indústria do Rio Grande do Sul. Para Freire, “a hora é de se movimentar, trabalhar de forma unificada e propor uma agenda para melhorar o relacionamento com as representações parlamentares”.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, saudou a iniciativa da Fiergs de apresentar o trabalho do COAP na entidade. “Este diálogo proposto pela Fiergs representa uma iniciativa necessária, importante e bem-vinda para Caxias do Sul e para todo o Rio Grande do Sul, tendo em vista a articulação empresarial em que todos assumem suas responsabilidades no processo de desenvolvimento que almejamos”, afirmou.

Também participaram do evento os presidentes dos conselhos Superior, Dagoberto Lima Godoy, Deliberativo, José Quadros dos Santos, os vice-presidentes, Mauro Bellini, Jaime Andreazza e Maristela Tomasi Chiappin, e o vice-presidente Regional do Ciergs, Carlos Heinen.

Botão Voltar ao topo