Porto Alegre

Testes de HIV, sífilis e hepatites em unidade móvel por Porto Alegre

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará em quatro locais de Porto Alegre nesta semana com orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

Hoje (23), das 9h às 12h, o ônibus estaciona na avenida Loureiro da Silva, 515, sede do Ministério da Agricultura. Quarta-feira, 24, será a vez do Asilo Padre Cacique receber a unidade móvel, das 13h30 às 16h, na avenida Padre Cacique, 1178, em ação pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Quinta-feira, 25, o serviço retorna à avenida Loureiro da Silva, 445, desta vez no Ministério da Fazenda, das 9h às 12h. Já no sábado, 27, os exames serão oferecidos à população em situação de rua, das 9h às 15h, em conjunto com a ONG Cozinheiros do Bem, no Viaduto da Conceição, localizado na rua da Conceição, Centro Histórico da Capital, também pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.

Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Fique Sabendo – A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Unidade Móvel Fique Sabendo – Testes de HIV, sífilis e hepatites
23/07 – Ministério da Agricultura – 9h às 12h – av. Loureiro da Silva, 515
24/07 – Asilo Padre Cacique – 13h30 às 16h – av. Padre Cacique, 1178
25/07 – Ministério da Fazenda – 9h às 12h – av. Loureiro da Silva, 445
27/07 – Ação com ONG Cozinheiros do Bem – Viaduto da Conceição – 9h às 15h – rua da Conceição – Centro Histórico

Botão Voltar ao topo