Rio Grande do Sul

Samu de Passo Fundo passa a funcionar em nova sede

O novo espaço melhora a estrutura para as equipes e possui logística adequada

A Prefeitura de Passo Fundo inaugurou nesta quinta-feira (25) a nova sede do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, o Samu. O novo espaço melhora a estrutura para as equipes e possui logística adequada para saídas rápidas das ambulâncias para qualquer ponto da cidade.

O serviço, que estava instalado no Hospital Municipal, precisou da transferência de local devido às obras de reforma e ampliação da instituição. De acordo com o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, a medida integra o esforço da administração municipal de qualificar o serviço do Samu. “O Samu sempre realizou um trabalho muito importante e agora estamos conseguindo retribuir isso. Além disso, temos uma nova ambulância adquirida com recursos próprios que deve chegar até setembro e a notícia de que o governo federal finalmente vai repassar mais uma ambulância”, destaca.

Na equipe do Samu há 21 anos, Marcelo Fabra falou sobre a nova sede. “É uma nova etapa do Samu aqui de Passo Fundo. Essa nova base atende todas as necessidades que a equipe precisava, com quartos, depósito de materiais, local para as ambulâncias, além de ser possível fazer treinamentos. Estou há 21 anos no pré-hospitalar e agora estamos com uma base operacional bem servida, a melhor que já vi no Rio Grande do Sul”, afirma.

Em uma área de aproximadamente 300 metros quadrados, a nova sede conta com um pavilhão para as ambulâncias, espaço para lavagem e desinfecção dos veículos, sala para capacitação, dormitórios e pátio. A comunidade também será beneficiada com a qualificação dos processos de trabalho e melhores condições para as atividades diárias e descanso da equipe.

Com serviços no município desde 2011, a nova sede e as duas ambulâncias novas que integrarão o serviço ajudam no atendimento de urgência e emergência. “Este é um momento grato pela batalha que houve para conseguir esse espaço adequado. O Samu tem um papel crucial no atendimento das pessoas da nossa cidade”, observa a secretária de Saúde, Carla Crivellaro Gonçalves.

SAMU PASSO FUNDO – Rua Lava Pés, 45, Centro – Fone 192

Botão Voltar ao topo