Pacto Pelotas pela Paz: Espaço da Juventude ganha novas oficinas

Aulas de marketing pessoal, vendas, princípios e valores serão destinadas a 30 adolescentes do Navegantes. Ambiente idealizado pela Prefeitura busca dar oportunidades e novas perspectivas à juventude pelotense

A tarde fria e chuvosa desta quinta-feira (25) não foi impedimento para que 30 meninas e meninos do Navegantes comparecessem a mais uma aula no Espaço de Referência para Juventude, junto ao Cras São Gonçalo – um dos projetos do Pacto Pelotas pela Paz que aposta no protagonismo juvenil para reduzir a criminalidade do Município, através de oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos. A sala lotada mostra que a ideia foi bem recebida pela comunidade e, sobretudo, que o espaço é encarado pelos adolescentes como uma oportunidade para mudarem as suas vidas.

Atualmente, 130 jovens, entre 14 e 24 anos, são capacitados em cursos de técnica de vendas, recepcionista, atendente de portaria, frentista e arrumador de cargas. Paralelo a isso, uma oficina com temas como empreendedorismo, liderança, produção de currículo e apresentação em entrevistas de emprego e preparo para o mercado de trabalho vem sendo desenvolvida com outros jovens do Navegantes – o conteúdo assemelha-se ao do Start: projeto do Pacto que já formou 230 moradores do Getúlio Vargas, Sítio Floresta, Colônia Z3, Areal, entre outros.

Gerido pelo Município, o local – reformado pelo projeto Mão de Obra Prisional (MOP) da Prefeitura – também busca a parceria com instituições e empresas dispostas a contribuir para a iniciativa. Uma delas foi oficializada nesta quinta com os advogados Thiago Schabbach e Anderson Timm, integrantes da Embaixada Geração de Valor, que conheceram o trabalho do Pacto através do idealizador do projeto, Pablo Salomão, e entusiasmaram-se para colaborar com oficinas e doação de equipamentos.

Marketing pessoal, vendas, inglês básico e princípios e valores serão algumas das temáticas desenvolvidas com os jovens. Além da preparação para enfrentar o mundo do trabalho, os sócios também entregaram uma televisão, um notebook, dois computadores e um aparelho de datashow (projetor) – recursos tecnológicos que vão possibilitar novas práticas pedagógicas no local.

“Acredito que dar uma oportunidade para os jovens terem uma referência é o que vai fazer a diferença na vida deles. Já tínhamos ouvido falar do Pacto, mas quando conhecemos melhor os projetos, logo nos interessamos e decidimos contribuir de alguma forma”, afirmou Schabbach, reconhecendo a iniciativa da Prefeitura. Os advogados também se comprometeram a oferecer vagas de emprego em sua empresa para alunos do espaço.
Espaço de Referência para Juventude

A ação integra o Banco de Oportunidades e visa capacitar jovens da periferia e prevenir a violência no Navegantes. A ideia do local surgiu após a realização do Projeto Start, no Cras, em 2018, quando o Município percebeu a necessidade de promover atividades que estimulassem os adolescentes do bairro, aproveitando o prédio público que poderia ser melhor utilizado. O objetivo é que o modelo seja replicado em outras regiões de Pelotas. Onze apenados, integrantes do projeto MOP, do Pacto, foram responsáveis pela pintura, troca da parte elétrica, conserto de paredes e telhado, limpeza de aberturas, vidraças e paredes.

Sair da versão mobile