Rio Grande do Sul

Viveiro Municipal de Esteio tem mais de 2,4 mil mudas à disposição

De janeiro a junho deste ano, 347 mudas de plantas saíram do Viveiro Municipal de Esteio para serem plantadas em ruas, avenidas, praças, parques e terrenos particulares da cidade. O plantio se deu através das equipes da SMMA, via projetos do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) ou pela adesão de esteienses ao Programa Esteio Mais Verde, iniciativa da Administração Municipal que oferece, de graça, mudas de plantas e orientações para quem desejar fazer o plantio de uma árvore em seu terreno. A meta da Secretaria é, até o final do ano, fazer esse número chegar a 600.

Nesta manhã (25), o Viveiro contava com 2.441 mudas de árvores nativas e exóticas, prontas para embelezar as ruas de Esteio e melhorar a ambiência da cidade. O técnico florestal Tiago Dexheimer e a coordenadora de Políticas Ambientais da SMMA, Michele Corrêa de Oliveira, explicam que as plantas chegam ao local em função da compensação ambiental.

SMMA orienta o plantio
Certos cuidados são necessários antes de plantar uma árvore, sobretudo na escolha da espécie, tanto para áreas privadas quanto públicas. O tamanho da planta, o formato de sua copa, o lugar onde ela será colocada, se a espécie é nativa ou não são alguns pontos que precisam ser observados.

O plantio de árvores em vias públicas, praças, parques e áreas verdes somente poderá ser feito com a autorização da SMMA. Após o pedido, a equipe técnica da pasta faz a avaliação da largura da calçada, a presença de rede elétrica, de canos de drenagem pluvial e cloacal e da área disponível para raízes, caule e copa para, então, definir qual exemplar é o mais adequado para aquele espaço. Entre as recomendações mais comuns, calçadas com largura inferior a 1,3 metro não são aconselhadas para o plantio, assim como em locais com fiação aérea é recomendado o plantio de exemplares de pequeno porte, que não ultrapassem os seis metros de altura.

A solicitação das mudas ou de orientações sobre plantio deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelo número 0800-541-0400, ou presencialmente no setor de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h. Após a aprovação, o adotante pode ir até a sede da SMMA fazer a retirada.

Autorizações para poda e retirada devem ser solicitadas à Prefeitura
Quando é preciso podar ou suprimir árvores em áreas públicas, a Prefeitura é a responsável pelo trabalho. Mas se a espécie estiver em uma área privada, o proprietário deve solicitar uma autorização antes de fazer o corte. A SMMA vai até o local e, se for identificada a necessidade do trabalho, é dada a permissão ao solicitante, que deverá contratar alguém para executar o serviço.

As solicitações de poda e de supressão podem ser feitas pessoalmente, no setor de Atendimento ao Cidadão no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h), pelo telefone do DisquEsteio (0800-541-0400) e pelo aplicativo Fiscale.vc disponível para baixar tanto na App Store, para dispositivos da Apple, quanto na Google Play, no caso de aparelhos com sistema Android.

Mudas de árvores à disposição*

Nativas: Açoita cavalo, angico vermelho, araçá, aroeira periquita, aroeira vermelha, camboatá, camboim, camboim-mirim, canjerana, caporocão, caroba, cedro, cerejeira, chal-chal, cocão, goiabeira da serra, guabiju, guabiroba, guajuvira, ingá de beira de rio, ingá-feijão, ipê amarelo, ipê roxo, jabuticaba, pitangueira, sete capotes, tarumã, timbaúva e uvaia.

Exóticas: Ipê roxo SP, jacarandá, quaresmeira, pata de vaca, pau ferro e sibipiruna.
* Em 25 de julho de 2019

Botão Voltar ao topo