NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas apreende nove cavalos nas ruas

Equinos foram encaminhados à Hospedaria de Grandes Animais e ao Hospital Veterinário para tratamento

Nesta última semana, a Prefeitura recolheu nove cavalos e éguas das vias públicas de Pelotas. O setor de Apreensão de Animais, ligado à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), encaminhou os equinos à Hospedaria de Grandes Animais, onde são cuidados e recebem alimentação adequada.

Dois dos cavalos precisaram ser encaminhados ao Hospital Veterinário da Universidade Federal para tratamento médico. Os animais estavam soltos nas avenidas 25 de Julho, Ferreira Viana e Salgado Filho, na rua Tomás Flores, na Sanga Funda, e no Simões Lopes.

O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A equipe de Apreensão de Animais esclarece que recolhe apenas os cavalos soltos em via pública. Os que estão amarrados – se não colocarem em risco a circulação – são deixados. Há ainda os casos específicos de violência e falta de cuidados, que chegam através de denúncia encaminhada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

Denúncias de cavalos soltos na rua ou que estejam recebendo maus-tratos podem ser feitas à Ssui pelo telefone (53) 3271-9244; à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), pelo 3227-1642, ou então à 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone 3309-5380.

Botão Voltar ao topo