Santa Catarina

Dois homens são presos por extorsão mediante sequestro em Santa Catarina

Nesta segunda-feira (29), a Polícia Civil, através da 1° Delegacia de Repressão a Roubos (DR), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), executou, com apoio da Divisão de Apoio Aéreo/CORE, da DPTUR (Delegacia de Proteção ao Turista/PCRS), uma das fases da Operação Kick, que visa evitar a prática de crime de extorsão mediante sequestro, resultando na prisão em flagrante de dois homens pelo crime de participação em organização criminosa.

O homem de 56 anos é natural da cidade de Presidente Getúlio/SC e possui antecedentes por furto a banco/caixa eletrônico. O outro homem de 40 anos é natural de Rio do Sul/SC e possui antecedentes por ameaça, lesão corporal, estelionato (6x), posse de entorpecentes, dano, falsidade ideológica, furto em residência, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Contra esse havia cinco mandados de prisão em aberto.

Em síntese, das diversas investigações em andamento na especializada, uma delas se relaciona à existência de uma organização criminosa voltada par a prática de crimes de extorsão mediante sequestro, através dos chamados “golpes do chute”. Vale lembrar que em 2017 foram investigados pela 1ª DR DEIC diversos casos (sete, num total), que resultaram na deflagração da Operação Cotton, nominada à época. A ORCRIM (ou parte dela), ainda que tenha tido para mais de quinze integrantes presos, ainda demonstrava continuava a agir, especialmente por meio de pontuais autores intelectuais e foragidos dos fatos já investigados, além de fato recentemente ocorrido.

Como dito, as mais recentes investigações monitoraram que uma ORCRIM havia sido responsável por um caso de extorsão mediante sequestro ocorrido no primeiro bimestre de 2019, estaria articulando para novas práticas. Novo fato seria praticado por eles, nessa data de 29 de julho de 2019.

Diante disso, a especializada, nesta manhã, com apoio da DPTUR/PCRS, Delegacia de Proteção ao Turista e Agentes da Polícia Federal e da própria Empresa Aérea, no Aeroporto Salgado Filho, diligenciou com a finalidade frustrar o arrebatamento de quatro potenciais vítimas, empresários, que estariam vindo de São Paulo para se encontrar com falsos vendedores, a fim de comercializar um lote inexistente de calças jeans. As potenciais vítimas foram abordada logo que desembarcaram da aeronave.

Controlado o risco ao qual seriam expostos, a 1 DR/DEIC passou a seguir as orientações do grupo criminoso, rumando para o ponto de encontro previamente acordado. Afora isso, informações coletadas na vigilância no aeroporto propiciaram identificar um dos veículos envolvidos, restando duas pessoas presas em flagrante delito, em Viamão, na RS 188, altura do KM 33, na posse de objetos que, estreme de dúvidas, vinculavam os abordados às investigações criminais em andamento. Ambos possuem vastos antecedentes policiais, havendo contra um deles, cinco mandados de prisão em aberto, decretados pelo PJ de Santa Catarina.

Os presos foram conduzidos ao DEIC, aonde estão sendo autuados em flagrante delito, pelo crime permanente de participação em organização criminosa.

As investigações prosseguem com a finalidade de identificar demais integrantes da ORCRIM, os quais ainda remanescem em liberdade e podem ter vinculação com o fato ocorrido hoje.

Informações da PCRS

Botão Voltar ao topo