Rio Grande do SulVariedades

Santa Maria prepara programação para o Mês Municipal da Cultura

Serão mais de 30 atividades de teatro, circo, música, artes visuais, cinema e literatura durante o mês de agosto

Para garantir e reforçar o incentivo à produção artística local e ainda reafirmar o título de Cidade Cultura para Santa Maria, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, divulga a programação do Mês da Cultura. Serão mais de 30 atividades, entre cursos e manifestações artísticas em teatro, circo, música, artes visuais, cinema e literatura, realizadas no período de 1º de agosto a 4 de setembro e que irão ocupar espaços variados da cidade.

Fotos: Carlos Stein e Fábio Del Re/Viva Foto

A solenidade de abertura da programação ocorrerá no dia 1º de agosto, às 19h, no Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho. A maior parte das atrações tem entrada gratuita, mas alguns espetáculos cobram ingressos populares. Confira o calendário abaixo.

A programação destaca projetos culturais financiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e pelo edital municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Santa Maria. Também haverá diversos espetáculos no Theatro Treze de Maio, abertura do Mês da Igualdade LGBTQI+, prêmio literário Felipe D’Oliveira, premiação do XLI Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria 2019 e entrega do Prêmio Amigo da Cultura, além de outras atrações.

O superintendente de Cultura, Cássio Corbellini, destaca a realização, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, da segunda eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria e da Conferência Municipal de Cultura, que está em sua terceira edição, como momentos especiais no calendário. Segundo Coberllini, esta edição da Conferência terá como proposta instruir a classe artística para o novo Conselho e para a formulação de projetos culturais.
“A eleição para o Conselho e a realização da Conferência são oportunidades importantes de aproximação com a comunidade e de diálogo com as categorias artísticas da cidade, pois é quando podemos ouvir suas sugestões e suas reivindicações”, observou o superintendente.

Espaço múltiplo e diversidade

Vale destacar ainda a exposição itinerante “A Trajetória da Arqueologia no Rio Grande do Sul”, que será realizada de segunda a sexta-feira, até 30 de agosto, na Biblioteca Pública Henrique Bastide (Avenida Presidente Vargas, 1300). A mostra tem a função de reafirmar a biblioteca pública como espaço para múltiplas ações e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; a Secretaria Municipal de Educação e a produtora cultural Lathu Sensu.

Com o tema Stonewall: 50 anos de luta, a abertura do Mês da Igualdade será em 2 de agosto, às 19h30min, com diversas atividades, shows, performances, ativismo e entrega do Certificado Amigo da Diversidade a personalidades que apoiam a causa LGBTQI+ e do Troféu Triângulo Rosa. E, em 1º de setembro ocorrerá, das 15h às 22h, a 18ª Parada Livre da Região Centro.

Mais informações pelo telefone (55)3021-7250

Botão Voltar ao topo