Rio Grande do Sul

Fiscalização recolhe eletrônicos descartados de forma irregular em Estrela

A fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Estrela recolheu ontem (31), 31 aparelhos eletrônicos descartados de forma irregular. A maioria era televisores, deixados em locais como na Rua Paraná e na esquina da Coronel Brito com a Avenida dos Estados, no Bairro dos Estados; nas margens da Rua João Fell, no Bairro Pinheiros, e na Rua Arnaldo José Diel, no Cristo Rei, nos fundos do Parque Princesa do Vale.

A secretaria não tem a identificação das pessoas que deixaram os equipamentos nestes locais e pede que, se alguém flagrar situações deste tipo, encaminhe denúncia ao Meio Ambiente. Salienta que a prefeitura tem um ponto de coleta para estes equipamentos – televisores, aparelhos de som, computadores e outros – que funciona junto ao prédio da antiga Polar. Por meio de convênio com empresa licenciada pela Fepam, estes materiais são recolhidos periodicamente para que tenham a destinação ambientalmente correta. Já as pessoas jurídicas – empresas – são responsáveis pelo descarte.

Conforme a fiscal de resíduos sólidos Rosângela Johann, os danos pelo descarte inadequado ocorrem principalmente porque os equipamentos possuem quantidades significativas de metais pesados, que são altamente poluentes e contaminam a água e do solo. Também causam danos à saúde da população. Em muitas situações, como as encontradas pela fiscalização, há ainda o risco de acidentes, pois vários desses equipamentos encontravam-se quebrados e próximos às calçadas, podendo provocar acidentes aos pedestres, como cortes com cacos de vidro.

Denúncias e informações sobre o descarte destes equipamentos na Secretaria do Meio Ambiente de Estrela, telefones (51) 3981-1044 ou 1093. O atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Botão Voltar ao topo