DestaqueRegião Metropolitana

Viamão intensifica vacinação da febre amarela

Viamão está se preparando para atingir a meta de vacinar 90% das pessoas da faixa estabelecida até o verão contra a febre amarela. Hoje este índice é de 33%a. A vacina contra febre amarela integra o calendário de vacinas e é administrada em dose única, aos nove meses ou até os 59 anos, 11 meses e 29 dias em pessoas que não tenham comprovação vacinal ou que nunca tenham sido imunizadas contra febre amarela. Após os 60 anos, somente com atestado médico. Uma dose é suficiente para imunização por toda a vida.

A imunização pode ser encontrada em todas as 18 Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já receberam a imunização todos os funcionários da Empresa de Transporte Coletivo Viamão, Brigada Militar e Saúde. Já está programada uma ação para vacinar funcionários de grandes empresas do município, escolas públicas, Prefeitura, Hospital de Cardiologia Viamão e Hospital Colônia. As zonas rurais estão sendo monitoradas.

Publicidade

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, transmitido através da picada de mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar