Em Gramado, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) é um instrumento de planejamento previsto em legislação federal que reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica.
Para promover a reflexão sobre pontos fortes, desafios da área e auxiliar na indicação de demandas prioritárias, a serem atendidas pelas políticas públicas ambientais referentes à proteção da Mata Atlântica no Município, a Secretaria do Meio Ambiente desenvolve:
1) A “I Oficina Participativa de Elaboração do PMMA”, no dia 22 de agosto (quinta-feira), das 18h às 20h, no auditório da Prefeitura (Avenida das Hortênsias, 2029, Centro);
2) A “II Oficina Participativa de Elaboração do PMMA”, no dia 5 de setembro (quinta-feira), das 18h às 20h, no auditório da Prefeitura (Avenida das Hortênsias, 2029, Centro);
3) A “Consulta de Percepção Ambiental”, realizada em âmbito nacional, feita através de questionário em: https://docs.google.com/forms/d/1grV441k20lDqpvLiR_42l_OJIg5zEkkbEzGq6v3yb9k/viewform?edit_requested=true, que auxiliará, com as oficinas, a construção do PMMA de Gramado.
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira (foto), a participação popular na discussão sobre a conservação da Mata Atlântica é indispensável. “A partir dos debates e da ampla participação, vamos fazer com que o tema técnico seja compreendido de uma forma clara e objetiva. Queremos que a comunidade construa junto o conceito de sustentabilidade de Gramado”, disse. A participação nas etapas I e II das oficinas participativas e na consulta de percepção no processo de elaboração do PMMA é livre.