Região Metropolitana

Viamão abre vagas para o Projeto Cultura na Escola

O projeto Cultura na Escola, em Viamão, está com vagas abertas para as escolas que queiram inscrever turmas dos níveis fundamental e médio para visita guiada ao Departamento de Memória Cultural, localizado junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte Dr. Carlos Pinto Mennet (Ginásio Municipal). Os estudantes visitam o museu, além de pontos históricos e turísticos do município.

Ontem (1), a Escola Municipal Valneri Antunes visitou o Centro de Cultura. O grupo de estudantes conheceu a Galeria dos Ex-prefeitos e informações sobre a política viamonense. Depois, aprendeu sobre a memória do município e como se deu o povoamento da cidade, com ilustrações do século passado. Objetos como a primeira central telefônica do município, tijolos e telhas feitas por escravos, o projetor cinematográfico manual e a lança usada na Revolução Farroupilha, entre outros itens de grande importância histórica foram apresentados aos jovens.

A visita ao Centro Municipal de Cultura e Esporte foi encerrada com a projeção de um vídeo mostrando as potencialidades da cidade. Os estudantes foram conduzidos ao Lago Tarumã, onde aprenderam sobre os principais arroios do Município, o desmembramento dos sítios na década de 50 para a criação do loteamento Tarumã e a construção artificial do lago, que possuía piscina pública.

As escolas municipais que querem participar do projeto devem enviar um ofício para a Secretaria Municipal de Educação pelo e-mail gabinete.sme@viamao.rs.gov.br. Já as escolas estaduais e privadas devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura, com o diretor Francisco Bitencourt, pelo telefone (51) 99930.4992.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios