Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves promove Encontro Cultural dia 08 de agosto

O dia de 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei n° 12.987 como o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra. A data, que também é celebrada em conjunto com a mulher caribenha, é imbuída de luta, representatividade e protagonismo. E para enaltecer esse caminho histórico de sofrimentos e conquistas, o Movimento Negro Raízes, a Secretaria da Cultura e o Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves promovem no dia 8 de agosto, a partir das 19h30, na Sala Pública de Cinema da Casa das Artes, o II Encontro Cultural – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

O evento tem uma programação diversifica com ênfase na Dança, Música e Declamação de Poesia o Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves, Abadá capoeira, Ramoniele (Danças Urbanas), Jaiane Trivelin (Música), Emanuel Carvalho (Dança Gaúcha), Edgar Mattos (Free), EMEF. Tancredo de Almeida Neves, Camila Arioli (Dança- Jazz)e Banda Raízes.

De acordo com Marcus Flávio Ribeiro Dutra, presidente do Movimento Negro Raízes, “as manifestações artísticas, em geral, vão além de suas dimensões simbólicas. Elas falam diretamente com a esfera cidadã, tornando-se um direito básico. Dessa forma, a programação do nosso II Encontro traz um caráter plural que dialoga com questões que reforcem a luta diária contra o preconceito e as injúrias”, destaca.

Serviço
O que: II Encontro Cultura da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Quando: 8 de agosto
Horário: 19h30
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

 

Botão Voltar ao topo