Porto Alegre

Escola de Porto Alegre compartilha sentimentos e emoções dos alunos

A volta às aulas, seja no início ou no meio de ano, é sempre um momento de repensar formas diferentes de aprendizado. E foi exatamente isso o que propuseram professores da escola Amigos do Verde, localizada em Porto Alegre, ao criarem o projeto “Teia das Emoções”, experiência na qual os estudantes expressam seus sentimentos e partilham reflexões e conversas com o intuito de melhorar as relações de afetos, emoções e ajudar na resolução de problemas do cotidiano escolar. Essa experiência é contada no capítulo “A teia das emoções”, escrito pelas educadoras Tairine Matzenbacher e Taís Russo, e faz parte do livro digital “Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo”, organizado pelo programa Escolas Transformadoras, correalizado no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana.

O projeto surgiu da observação de um grupo escolar que passava por um momento de grande agitação. Brigas e desentendimentos se sucediam com frequência, e alguns alunos apresentavam dificuldades de se concentrar nas propostas coletivas. A percepção foi que, para recuperar a serenidade e a atenção, era preciso que os estudantes entrassem em contato com seus próprios sentimentos. Nesse contexto, o professor Maurício Neto elaborou dinâmicas que permitissem às crianças expressarem concretamente seus estados emocionais, dando início ao projeto “Teia das Emoções”.

Os primeiros encontros eram realizados em roda e contavam com participação voluntária e, geralmente, os participantes mais assíduos eram justamente aqueles tachados de “alunos-problema”, muitas vezes responsabilizados por criar desordem e quebrar regras. Com o passar do tempo, os educadores e educadoras, bem como os demais funcionários da escola, passaram a desfrutar igualmente do sentimento de criação em reuniões pedagógicas e seminários, ampliando, ainda mais, o alcance dessa teia. “Nesse aspecto, reconhecemos e identificamos nossa teia como um meio poderoso de expressão dos sentimentos e de aprendizagem sobre o eu, o outro e o nós. Em seu tecer, a criatividade se revelou como um processo em que as indagações individuais e coletivas se entrelaçam com os fios da empatia”, avalia o professor Neto.

Escrito por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais do setor social e professores universitários, o livro digital aborda a importância da criatividade na superação de desafios na educação e na sociedade.

Os capítulos abordam o tema propondo reflexões inspiradas nas experiências relatadas pelos 43 autores e autoras, que assinam os 16 textos da publicação. O e-book já está disponível para download gratuito no site do Escolas Transformadoras.

Botão Voltar ao topo