Rio Grande do Sul

Frederico Westphalen sedia 45º Dia Estadual do Porco

Nesta sexta-feira (9) acontece a 45ª edição do Dia Estadual do Porco em Frederico Westphalen, considerado o maior do setor suinícola gaúcho. O evento é promovido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e pela Prefeitura de Frederico Westphalen. A Emater/RS-Ascar é uma das apoiadoras do Dia Estadual do Porco, que reúne produtores, autoridades e lideranças envolvidas no setor da suinocultura. Em Frederico Westphalen o evento acontecerá no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI), na sexta-feira, a partir das 7h30, com recepção e café da manhã.

A solenidade de abertura do Dia Estadual do Porco está prevista para iniciar às 9h. Duas palestras fazem parte da programação. Mercado de grãos e a produtividade suinícola serão temas do primeiro painel apresentado pelo economista agrícola e pesquisador da Cepea-Esalq/USP, Thiago Carvalho. Para trazer uma análise sobre os cenários e as perspectivas da atividade, o presidente da Associação Brasileira de Proteína animal (ABPA), Francisco Turra, explanará sobre os desafios do setor. Após as palestras, será servido almoço à base de carne suína.

Essa é a segunda vez que Frederico Westphalen sedia o evento. Há 38 anos, em 1981, a cidade foi anfitriã do Dia Estadual do Porco pela primeira vez. Frederico está entre os maiores produtores de suínos do RS. Em 2018, ocupou a 20ª posição no ranking de abates de suínos no Estado, com mais de cem mil animais, um aumento superior a 8%, se comparado a 2017. A suinocultura é uma atividade de grande importância do ponto de vida econômico e social para o município. Corresponde a 57% da produção primária e envolve cerca de 80 produtores. É uma das principais fontes de renda do município.

Botão Voltar ao topo