Rio Grande do Sul

Santa Maria: chuva não atrapalhou replantio de árvores na Presidente Vargas

Empresa plantou mudas de jacarandá em compensação a empreendimento erguido na cidade que gerou impacto ambiental, conforme prevê lei

Ainda que o tempo nesta sexta-feira (9) esteja instável, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhou o plantio de mudas de jacarandá nos canteiros centrais da Avenida Presidente Vargas, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Essa ação ocorreu como compensação ao impacto ambiental gerado por empreendimento erguido na cidade pela construtora PHJ LTDA, conforme prevê a Lei 9.519/1992. Essa atividade, realizada nos canteiros centrais da Presidente Vargas, no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e Conde de Porto Alegre, também está incluída no Programa de Adoção de Praças, Parques e Jardins, por meio do decreto 76/2019.

Além do plantio feito por conta de compensação ambiental da empresa PHJ LTDA, houve um plantio de flores no canteiro central da Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Serafim Valandro e Floriano Peixoto. Essa ação foi protagonizada pela Imóveis Prize, como parte do Programa de Adoção de Praças, Parques, Canteiros, Encostas e Áreas Verdes. O programa é da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

A PHJ LTDA também participa desse programa e irá plantar outras mudas no canteiro da mesma avenida, entre a Serafim Valandro e a Duque de Caxias. A assinatura do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) será neste sábado, dia 10, às 10h, em frente à sede da Imóveis Prize, localizada na Presidente Vargas.

Nos locais adotados (praças, parques, canteiros, encostas de vias públicas e áreas verdes), serão permitidos paisagismo, embelezamento e demais melhorias, sem interferir no projeto do local. O adotante poderá usar publicidade com placas e outros itens, conforme padrão a ser repassado pelo Executivo.

Na semana passada, a Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Secretaria de Mobilidade Urbana, fez a poda de algumas árvores e a retirada completa de outras nessa avenida.

Como participar

Os interessados em participar do programa Santa Maria de Todos Nós devem protocolar requerimento na Secretaria de Meio Ambiente e solicitar o local a ser adotado. Após, será firmado um TCA, em que estarão as obrigações, os deveres e os prazos de vigência.

Botão Voltar ao topo