Porto Alegre

Hospital Presidente Vargas incentiva aleitamento materno em Porto Alegre

O incentivo ao aleitamento materno motiva a realização de diversas atividades no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. Hoje (14), o setor de neonatologia promove conversa voltada a mães e pais, no sentido de destacar os benefícios da amamentação para o futuro, com apresentação de vídeos e distribuição de folders.

A programação agrega-se ao Agosto Dourado e inclui mamaço e entrega de diploma para parceiros do aleitamento materno, na sexta-feira (16), conversa sobre mitos e verdades da amamentação, apresentação de coral e atividade com os Doutores Palhaços. Dia 28, será realizado Seminário em Comemoração ao Agosto Dourado, coordenado pela residência multidisciplinar, com apoio da Associação dos Amigos HMIPV e Comitê de Aleitamento Materno.

Agosto Dourado no HMIPV
Alojamento Conjunto:

16/08 – Mamaço e entrega de “diploma para parceiros do aleitamento materno”
19/08 – Roda de conversa abordando a cartilha da Unicef sobre papel dos pais no aleitamento materno
21/08 – Coral do HMIPV
23/08 – Doutores Palhaços
28/08 – Seminário em Comemoração ao Agosto Dourado. Local: Auditório do HMIPV.

Neonatologia:
14/08 – Roda de conversa (Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro), vídeos e distribuição de folders.
22/08 – Roda de conversa (Mitos e verdades sobre amamentação e empoderar mães e pais, favorecer a amamentação).

Pré-natal de Alto Risco:
Todo mês de agosto, de segunda a quinta-feira – Roda de conversa abordando as vantagens do aleitamento, manejo clínico na amamentação e empoderamento de mães e pais.

26/08 – 18h – Participação do Banco de Leite Humano no 1º Simpósio de AM: uma perspectiva multidisciplinar abordando o assunto: Doação de Leite Humano e aconselhamento na amamentação, na UFCSPA.

Benefícios da amamentação:

A amamentação está associada a um melhor desempenho em testes de inteligência, renda mais alta e maior produtividade na vida adulta.
Para cada ano que a mulher amamenta, a chance de desenvolver câncer de mama diminui em 6%.
A criança tem menos chance de desenvolver diabetes tipos 1 e 2.
A amamentação diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde.
O leite materno é um “alimento natural e renovável”, ambientalmente seguro, produzido e entregue ao consumidor sem causar poluição, sem embalagens desnecessárias e desperdícios.
A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise e catástrofe. O leite materno não impacta no orçamento familiar e contribui para a redução da pobreza, pois é gratuito, produzido diretamente da mãe para o seu filho.
Neste ano, a campanha Agosto Dourado promove a amamentação no Brasil com base no slogan Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!. O objetivo é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

Botão Voltar ao topo