Porto Alegre

Memorial e Museu Antropológico do RS celebram o Patrimônio Cultural

O Memorial do Rio Grande do Sul e o Museu Antropológico do Estado estão integrados às comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. As atividades acontecem amanhã (17), data que também celebra o Dia do Patrimônio Cultural em âmbito nacional. No espaço do Memorial do RS haverá apresentação da Orquestra de Violinos Fábrica de Sonhos, oficinas relacionadas à exposição “Lã Crua – Fios da Memória” e, no entorno, uma visita mediada, que busca uma reflexão sobre o espaço urbano e as relações sociais através do tempo.

As oficinas serão realizadas no saguão principal do Memorial do RS, onde a mostra fica aberta à visitação até 25 de agosto. Às 14h30 acontecerão aulas de “Tear de pente liço (tear rústico)”, com Eva Kuffner, mestre em Cultura Popular; e o “4º Crochetaço”, que tece colchas de lã para a partir da união de 48 quadrinhos para ajudar instituições carentes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora ou pelo link: https://forms.gle/S68X7Gp1aHApqoVP8

A visita mediada também acontece às 14h30, onde o visitante será convidado a percorrer os espaços do entorno do prédio do Memorial do RS, um bem tombado. Os participantes poderão desfrutar de informações históricas, conhecendo a trajetória da área, seus usos, funções e as mudanças ocorridas com o passar das décadas. O passeio é gratuito e não precisa de inscrição prévia.

A Orquestra de Violino do Projeto Fábrica de Sonhos abre as atividades. O projeto reúne crianças e adolescentes, de 11 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social para terem aulas gratuitas de instrumentos de cordas, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, assim como teoria e percepção musical. O grupo também leva os alunos para assistirem orquestras e concertos em espaços culturais, teatros e associações.

Botão Voltar ao topo