O sucesso da realização da primeira edição da Jornada 4.0 idealizada no ano passado pela FIERGS foi determinante para que, neste ano, o evento acontecesse junto à 28ª edição da Feira de Inovação Industrial – Mercopar, em Caxias do Sul. Ligada à empresas de tecnologia direcionadas para a indústria, a ação será desenvolvida durante os três dias da feira, de 01 a 03 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva.
A “Jornada 4.0 Impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial” tem como objetivo principal acelerar o ritmo de projetos nos diferentes setores da indústria com utilização das chamadas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, utilizando uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas e segmentos da atividade empresarial e industrial. O público consiste em indústrias, sindicatos e associações representativas da indústria, agentes de fomento, startups relacionadas à Indústria 4.0 e universidades. Haverá uma área destinada à exposição com fornecedores de tecnologia, e arena para palestras.
No dia 2 de outubro acontece o Seminário no Espaço Mercopar. As inscrições serão abertas em breve e devem reunir até 100 participantes. “Teremos palestras conceituais com visões de futuro e ainda uma mesa redonda com empresas convidadas pela FIERGS, que apresentarão seus cases, focando o tema Indústria 4.0 na prática, pois já possuem alguma tecnologia aplicada em cenário real”, destaca a equipe executiva da Federação. A abertura oficial contará com as presenças de Daniel Randon, coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, e Carlos Martini, conselheiro do mesmo Conselho. Eles vão abordar sobre o “Lançamento Rede RS Indústria 4.0”.
A programação inclui painel sobre “Os Impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial”, com palestras que abordarão os desafios e os caminhos para a indústria 4.0, além de cases de empresas que já seguem esses preceitos. Outro tema é “Oportunidades da Indústria 4.0 aplicadas para o aumento de competitividade na Agroindústria”, e vai mostrar oportunidades nesta área, além da apresentação de casos já existentes.