DestaquePorto Alegre

Violonista Miguel Besnos na Pinacoteca em Porto Alegre

A Pinacoteca Ruben Berta recebe na terça-feira (20), às 18h30, mais uma edição do projeto Clássicos na Pinacoteca. O convidado é o violonista Miguel Besnos, que fará um recital de música brasileira, cubana, espanhola e mexicana. O ingresso é uma contribuição espontânea e a lotação da sala é para 50 lugares.

O músico partirá do choro e da seresta dos compositores Baden Powell e Dilermando Reis, chegando até o violão erudito de Heitor Villa-Lobos e a linguagem moderna do catarinense Edino Krieger, este último influenciado pelos movimentos de vanguarda do século XX. Em homenagem aos 80 anos de Leo Brouwer, será apresentada uma de suas obras primas, El Decameron Negro, de linguagem neo-romântica com influências dos ritmos afrocubanos e do minimalismo americano dos anos 70.

Publicidade

Haverá também música da Espanha, onde o violonista realizou parte de sua formação. Serão três peças e uma transcrição de Francisco Tárrega – professor e compositor pioneiro na história do violão solista. O recital será encerrado com a Sonatina Meridional, umas das obras mais célebres do compositor mexicano Manuel Ponce, peça esta que foi dedicada ao violonista Andrés Segóvia.

Miguel Besnos – Mestre em Classical Guitar Performance pela Universidad de Alicante (Espanha), licenciado em Música com Láurea Acadêmica e Bacharel em Violão pela Ufrgs. Em 2017, foi selecionado entre estudantes de nove países para cursar o V Máster de Guitarra Clássica de Alicante, onde pôde aperfeiçoar-se através de contato direto com grandes nomes do violão mundial, como David Russell, Manuel Barrueco, Pepe Romero, Sergio e Odair Ossad, Ignacio Rodes, Xavier Diaz Latorre e Fabio Zanon. Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Música da Ufrgs, onde cursa o mestrado em Práticas Interpretativas, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Wolff.

Clássicos na Pinacoteca – Miguel Besnos
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico –  Porto Alegre
Terça-feira, 20, 18h30
acervo@portoalegre.rs.gov.br / (51) 3289 8292
Ingresso: contribuição espontânea (lotação: 50 lugares)

Publicidade

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios