Saúde

Dedos a mais nos pés ou mãos e a prática de esporte

A polidactilia é um termo médico utilizado para descrever dedos extras nas mãos ou dedos a mais nos pés. Uma vez que os dedos extras das mãos ou dos pés estão presentes no nascimento, eles são chamados de uma anomalia congênita.

Os dedos extras podem ser pequenos e não-funcionais, tão menores que não têm a parte óssea (apenas a pele) ou só possuem marcas na pele. Podem ser totalmente formados com ossos completos e articulações.

Dígitos extras podem existir em diferentes lugares nas mãos e nos pés. Se eles são adjacentes ao polegar ou dedo grande do pé (hálux): são chamados polidactilia pré-axiais. Se eles estão ao lado do dedo mindinho ou 5º dedo do pé, eles são chamados de dígitos pós-axiais. Dedos extras também podem ter uma localização central na mão ou do pé.

Muitas vezes, a polidactilia ocorre bilateralmente (em ambas as mãos ou os dois pés- foto), ou pode ocorrer em apenas uma mão ou de pé. Da mesma forma, uma pessoa pode ter dígitos adicionais sobre apenas as mãos, apenas os pés, ou alguma outra combinação.

Como ocorre a polidactilia?

Ocorre quando o corpo segue um conjunto diferente de instruções do que o habitual, enquanto que formam as mãos ou os pés durante o desenvolvimento. Os pesquisadores ainda estão aprendendo sobre todos os genes que causam dígitos extras. A característica pode ser transmitida em famílias de forma isolada sendo uma condição benigna.

Esta é considerada uma anomalia não-sindrômica. Alternativamente, o traço genético pode existir como parte de uma síndrome, que é um grupo de várias características clínicas reconhecíveis que muitas vezes ocorrem em conjunto. Algumas síndromes que podem apresentar e cursar com polidactilia incluem Síndrome Greig Cephalopolysyndactyly (GCPS) ou Síndrome de Bardet-Biedl (BBS) que são raras e pouco conhecidas.

Quais são as chances de ter polidactilia se outro membro da família possui?
As chances variam com base no histórico familiar de cada pessoa. Às vezes dígitos extras parecem ser uma forte característica da família que não costuma pular gerações. Neste caso, poderíamos considerar a mudança ou mutação do gene a ser dominante, então a chance de passar o traço da polidactilia para uma criança é de 50 por cento a cada gravidez, se um dos pais tem. Alternativamente uma mudança gene recessivo pode acontecer, nesse caso a chance de uma pessoa passar essa característica para uma criança é muito menor, dependendo da história da família de seu parceiro.

Posso praticar esportes?
Quando a polidactilia ocorre como uma característica da família, que podem ser em diferentes combinações, um membro da família pode ter dígitos adicionais apenas em suas mãos, enquanto outro membro da família podem ter dígitos adicionais apenas em seus pés. A escolha do esporte fica por conta da habilidade de cada um em lidar com o aumento de números de dedos que nos pés devido ao aumento de volume podem dificultar a colocação de tênis ou chuteiras. Por outro lado, esportes que são praticados descalço como os aquáticos e de lutas não haveria influência negativa nenhuma.

Esportes “hands free” são liberados, mas colocar luvas como no boxe pode causar algum desconforto. Nos casos de queixas, até mesmo estética, indica-se a remoção.

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Botão Voltar ao topo