NotíciasRio Grande do Sul

Engenheira ambiental de Caxias do Sul ganha bolsa para doutorado na Alemanha

Sofia Helena Zanella Carra é egressa do Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais da UCS 

Com co-orientação da UCS e de instituto alemão, Sofia Helena Zanella Carra vai pesquisar boas práticas de produção na melhoria da produtividade hídrica das atividades agrícola e pecuária.

A engenheira ambiental Sofia Helena Zanella Carra, egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade de Caxias do Sul, foi contemplada com uma bolsa de estudos financiada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla local) para realização de doutorado pleno no país europeu. Com o projeto de pesquisa Avaliação da Produtividade Hídrica das Atividades Agrícolas e Pecuárias Associadas em uma Bacia Hidrográfica Experimental Localizada no Sul do Brasil, ela pretende “avaliar o impacto de boas práticas de produção na melhoria da produtividade hídrica das atividades pecuária e agrícola, associadas em propriedades rurais familiares localizadas na bacia hidrográfica do Arroio Lajeado Tacongava”.

De acordo com a pesquisadora, através deste projeto, a metodologia da produtividade hídrica – estabelecida pelo grupo de pesquisa Water Footprinting of the Livestock Environmental Assessment and Performance Partnership, integrado a FAO (Food and Agriculture Organization) e publicada através do documento Guidelines for Water Use Assessment of Livestock Production Systems and Supply Chains – “será aplicada de forma pioneira no Brasil, integrando o país ao cenário internacional de pesquisas relacionadas à produtividade, pegada e escassez hídrica”.

O projeto será desenvolvido junto a um grupo de pesquisa alemão vinculado ao Instituto Leibniz de Engenharia Agrícola e Bioeconomia (ATB, na sigla alemã), localizado na cidade de Potsdam, Alemanha, e o doutorado cursado na Universidade Humboldt de Berlim, na capital nacional. O projeto será desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS) e o ATB, sob co-orientação da diretora do Instituto, Vania Schneider, com apoio da Embrapa – Pecuária Sudeste e da Emater. Outros dois editais de fomento a pesquisa foram submetidos para apoio financeiro ao projeto visando consolidar a cooperação internacional entre as duas instituições.

Botão Voltar ao topo