Rio Grande do Sul

Bom Princípio abre oficialmente a safra do morango

Ocorreu ontem (22) a Abertura Oficial da Safra de Morango em Bom Princípio. A atividade, realizada na propriedade da família Juchem, da localidade de Bela Vista, contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Bom Princípio Fábio Persch, o presidente da Festa do Moranguinho, Leandro Dewes, e os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, além de secretários, vereadores e representantes de entidades. A iniciativa faz parte da programação da 18ª Festa Nacional do Moranguinho, que ocorre de 06 a 22 de setembro, no Parque Municipal de Bom Princípio.

Na abertura da solenidade, a engenheira agrônoma e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Anna Xavier, fez um resgate da produção de morangos no município, que teve início nos anos 70, com a chegada das primeiras mudas da variedade Guaíba. De lá para cá, muitos investimentos foram feitos, com a adoção de políticas públicas variadas do município e do Estado, como o incentivo para a compra de mudas, a consolidação do sistema associativista com a criação de cooperativas, e a aplicação de recursos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Em seguida, Persch valorizou a atividade e o envolvimento das 85 famílias de produtores para a consolidação de Bom Princípio como a Terra Nacional do Moranguinho. Acompanhado das soberanas Caroline Heuss, Daniela Flach e Andressa Henz, o chefe do executivo destacou a visibilidade alcançada pela fruta, com o evento estando entre os cinco maiores do gênero no calendário do Estado.

Já Dewes, além de celebrar a fruta símbolo da festa, apresentou alguns destaques do evento, que contará com 2.400 amostras de morangos expostas em variedades diversas, como Camarosa, Albion, San Andreas e Chandler, entre outras. Também será destaque o cultivo de bancada, que aumenta a produtividade permitindo que se colha a fruta o ano inteiro, com o produtor trabalhando de pé, de forma ergonomicamente mais confortável, e com menos exposição a chuvas e aos agrotóxicos.

Botão Voltar ao topo