Os 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram celebrados, neste sábado (24/08), na Praça Dante Alighieri. Das 10h às 14h, a base do serviço foi deslocada para o centro de Caxias do Sul. A equipe acolheu a comunidade e orientou sobre os serviços prestados.
“Ouvimos usuários que nos emocionaram, pelo respeito e admiração que demonstraram com nosso trabalho. Todas as pessoas abordadas também elogiaram a ação. Elas mostravam-se interessadas em entender em que situações a ambulância deve ser chamada. A receptividade foi muito boa”, conta.
Dienifer Córdova, 24 anos, destacou a competência e a qualidade do atendimento prestado pelo Samu.
“Acionei o serviço para socorrer minha mãe, Madelaine. Ao telefone, eles me orientaram sobre o que fazer. Como os sintomas persistiram, enviaram rapidamente a ambulância e a levaram para atendimento na UPA. Depois, soube que minha mãe estava tendo um infarto. Os primeiros socorros foram fundamentais para a recuperação dela”, relata.
As atividades alusivas aos 15 anos do serviço continuam. Na noite deste sábado (24/08), haverá um jantar de confraternização no Quinta Estação, às 20h. O evento foi organizado por iniciativa dos servidores.
Em 31 de agosto, será realizada a I Jornada de Emergência Pré-Hospitalar, das 8h30 às 17h, no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Haverá palestras pela manhã e oficinas práticas à tarde. A programação é voltada para profissionais e estudantes da área da Saúde.
Serviço
O Samu presta socorro à população em casos de urgência e emergência, com atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada telefônica gratuita pelo número 192. O serviço deve ser acionado nos casos em que o paciente tem agravos na saúde que podem levar à morte em poucas horas.