Os novos rádios, que substituíram os antigos equipamentos analógicos, entraram em pleno funcionamento no último final de semana. O recurso para a modernização tem origem no Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Governo Federal.
A Prefeitura adquiriu 13 rádios veiculares e 30 rádios móveis, além de renovar a central de transmissão, um investimento no valor de R$ 110 mil reais. A troca dos equipamentos foi finalizada na sexta-feira (23), informou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone.
“Há muitos anos a Guarda Municipal vem tentando substituir o sistema e agora, com recursos do Finisa, o serviço foi executado”, lembrou Chiattone.
A rede de comunicação digital melhora a atuação da GM por dois fatores principais: o alcance da frequência dos rádios é maior e a transmissão é mais segura.
Antes, em bairros afastados como a Colônia de Pescadores Z-3 e até mesmo a zona rural, o sinal transmitido era muito baixo devido a distância da central, o que podia prejudicar os atendimentos. Hoje, após os testes realizados, a transmissão é clara em todos os pontos do município, garantiu o secretário.
O digital, na comparação com o analógico, também apresenta maior segurança. Com o equipamento antigo, a frequência utilizada pela GM estava mais exposta, o que não ocorre no novo sistema. Assim, as informações permanecem internas, melhorando o serviço de inteligência da Guarda e, consequentemente, as estratégias utilizadas.